Saiu na Tribuna do Norte:
Com início da fase operacional previsto para 22 de maio, o Aeroporto Internacional de São Gonçalo Amarante, a 40 km de Natal, está 99% pronto. Segundo informações da assessoria de imprensa da Inframerica, consórcio que gere as obras, restam detalhes de acabamento interno, como ornamentação, pinturas e paisagismo. Em 19 de maio, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai confirmar a homologação das companhias aéreas que irão operar no local e o fluxo de voos internacionais e nacionais durante a Copa do Mundo.
O investimento no aeroporto chega a R$ 410 milhões. O local terá oito plataformas de embarque e desembarque. Todas têm previsão de estarem entregues no dia 22, para o início das operações. Ainda segundo a Inframerica, o aeroporto vai comportar uma carga de até 6,2 milhões de passageiros por ano.
Obras de acesso
Paralelamente às obras no terminal, o governo estadual realiza obras de acesso ao aeroporto. Segundo informações da Secretaria de Copa do Rio Grande do Norte, a previsão de entrega da Via Norte é 22 de maio. O trecho tem 11 km de extensão, seis deles da BR-406 e mais cinco da rodovia até o aeroporto. A Via Sul, que terá 17 km e passará pelo município de Macaíba, tem previsão de conclusão até junho. Os investimentos nas duas vias são de R$ 76 milhões e incluem um viaduto que dará acesso ao aeroporto a partir da BR-406.
Clique aqui para ver a publicação original
Tribuna do Norte:
Karla Larissa
repórter
A pouco mais de duas semanas da data prevista para o início das operações do Aeroporto Governador Aluízio Alves, em 22 de maio, companhias aéreas, agências de viagens e passageiros ainda não foram notificados oficialmente sobre a mudança. A expectativa é que isso ocorra só após a homologação, prevista para o dia 19, ou seja, dois dias antes da abertura do novo aeroporto.
A enfermeira Luciana Marinho está com passagem comprada para o dia 18 de julho, Natal-São Paulo, e tem acompanhado as notificações da companhia aérea sobre as mudanças no voo com relação aos horários, mas ainda não recebeu nenhum informativo sobre em qual aeroporto irá embarcar. “Eu já recebi dois e-mails informando sobre mudança de horário, mas nada sobre a mudança do aeroporto. Estou de olho, mas estou com esperança de que não haja a mudança. O meu voo é de madrugada e será muito complicado chegar ao aeroporto”, diz. Os passageiros não são os únicos sem informações, as agências de viagens também não receberam nenhum comunicado oficial, mas já começam a orientar os clientes sobre a possibilidade de mudança.
Orientações
A gerente da Aerotur, Anne Lorene Oliveira, afirma que no sistema das companhias aéreas ainda não houve a mudança do aeroporto dos voos a partir do dia 22 de maio. “Esta todo mundo mundo meio perdido. A gente está orientando os passageiros sobre a possibilidade de mudança, mas não sabemos quando o aeroporto vai começar a operar. No sistema, continua o aeroporto Augusto Severo, pois as companhias também estão esperando. Nem eles sabem”.
Abdon Gosson, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-RN), confirma que até agora as agências não foram avisadas formalmente. “No sistema das companhias continua o Augusto Severo. Quando houver a mudança as companhias avisarão aos clientes e as agências. Mas os clientes ainda não estão muito preocupados. Para o natalense é como se esse aeroporto ainda não existisse”, enfatiza.
Gosson destaca que é importante que os passageiros tenham a informação com antecedência. “O tempo de viagem para o novo aeroporto é bem maior. E caso o aviso não seja feito com antecedência, algumas pessoas podem esquecer e acabar indo para o outro aeroporto”, justifica.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a mudança de aeroporto só poderá ser informada aos passageiros quando o procedimento de homologação estiver finalizado e as operações próximas de serem iniciadas. De acordo com a Anac, a notificação da mudança será de responsabilidade das empresas aéreas e do operador aeroportuário. Através de sua assessoria de imprensa, a Anac informou que a data de abertura do aeroporto será definida pelo operador, após a homologação do aeroporto pela Anac.
O NOVO AEROPORTO
Prazos e informações relacionados ao empreendimento:
Início da obra: agosto de 2012
Localização: São Gonçalo do Amarante
Status da obra: 99% pronta
*Início da operação: 22 de maio de 2014
Número de lojas no terminal de passageiros: 50
Vagas de estacionamento: 850. No Augusto Severo são 527
*Duas datas já haviam sido anunciadas para o início da operação: 15 de abril de 2014 e 10 de maio de 2014. A nova data (22 de maio) foi divulgada no dia 22 de abril. A previsão é que o Aeroporto Augusto Severo deixe de receber voos comerciais quando o novo começar a operar.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.