Agência Brasileira de Inteligência vai auxiliar ações de segurança pública durante a Copa em Natal

30 de janeiro de 2014

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

As ações de segurança pública durante a Copa do Mundo Fifa 2014, em Natal, serão articuladas e definidas por três órgãos do Estado e vão contar com o auxílio da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O anúncio da definição foi feito na tarde de ontem, na capital potiguar, por representantes dos ministérios da Justiça e da Defesa enquanto participavam do primeiro encontro da “caravana da segurança” que vai percorrer as doze cidades-sede do campeonato.

Para a realização dos quatro jogos da Copa do Mundo em Natal, os responsáveis por decidir a quantidade de efetivo policial necessário, onde serão fixadas as barreiras de triagem e como será feito o controle de torcedores, as seguintes autoridades: titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Aldair da Rocha; superintendente regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte (PF-RN), Kandy Takahashi e o comandante do 3º Distrito Naval, almirante Marcos Miranda.

Escola de Governo sediou primeiro encontro da caravana da segurança que vai às 12 cidades-sede. (Foto: Joana Lima)

Escola de Governo sediou primeiro encontro da caravana da segurança que vai às 12 cidades-sede. (Foto: Joana Lima)

De acordo com o chefe de Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, os três gestores estarão reunidos, em local ainda a ser definido, durante o evento esportivo. A regra de unir as forças foi definida pelo Palácio do Planalto e tem como base as experiências da Copa das Confederações, em junho do ano passado. “Após a Copa das Confederações, analisamos onde poderíamos melhorar. Percebemos que será interessente unir os gestores no mesmo ambiente para decidir as ações”, explicou.

O general também informou que a Abin estará dando suporto às atividades desenvolvidas em Natal. “Toda a assessoria de inteligência será prestada pela Abin”, afirmou.

Já o delegado da Polícia Federal e secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, afirmou que cada cidade-sede recebeu, nos últimos meses, investimento de R$ 80 milhões  do Governo Federal. O montante foi usado para equipar as polícias, bem como capacitar policiais. “Para a Copa, cada cidade-sede vai obedecer um regimento com 780 protocolos de segurança. Nesse setor, são 15 eixos de atuação”, disse momentos antes da reunião de ontem.

Ainda não está definido o envio de homens da Força Nacional para Natal. Andrei Rodrigues disse que a manobra será usada de acordo com a necessidade. “Cada cidade é um caso. A Força Nacional está à disposição para atuar na Copa do Mundo, mas o envio de pessoal vai depender da avaliação do cenário existente”, disse.

O titular Sesed, Aldair da Rocha, disse que o Governo do Estado tem, assegurado em cofres, R$ 30 milhões para compra de equipamentos para a polícia. São viaturas, armas, coletes e sinalizadores, por exemplo. A compra do material está prevista nas diretrizes de responsabilidade de cada ente envolvido na realização da Copa. Faltando pouco mais de cem dias para o início do evento esportivo, o secretário assegura que o material será adquirido. “Na verdade já era para ter comprado isso, mas não foi possível. O dinheiro está assegurado e vamos adquirir o que for necessário”, anotou.

Após a reunião que foi realizada na Escola de Governo – mesmo local onde abriga o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR/RN) – os gestores da segurança se encontraram com a governadora Rosalba Ciarlini. Amanhã, após a primeira reunião de trabalho sobre planos operacionais para o período da Copa, que contará com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o grupo embarcará para Fortaleza/CE

Clique aqui para ver a publicação original

Ministro do Esporte diz que vai coibir protestos violentos durante a Copa

Notícia publicada no portal G1 RN:

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que não há nenhuma programação para se tentar impedir a realização de protestos durante a Copa do Mundo no Brasil, mas que a violência será combatida. “Não há nenhuma previsão para se impedir a realização de protestos, o que há é naturalmente a lei para impedir a violência”, disse. Aldo Rebelo está em Natal para participar de uma reunião de trabalho em Natal sobre planos operacionais para o período da Copa do Mundo.

Em entrevista ao G1, o ministro afirmou que “o protesto é um direito constitucional, mas a violência é vedada também pela constituição”. Ele citou a Copa das Confederações como exemplo de que a estratégia de segurança está apta a lidar com eventuais manifestações durante a Copa do Mundo. “Nós fizemos essas reuniões preparatórias também na Copa das Confederações e enfrentamos, embora não houvesse previsão, grandes manifestações durante o evento e o desempenho da segurança foi excelente. A Copa aconteceu, as delegações chegaram e saíram sem que houvesse nada mais grave, tudo transcorreu bem”, disse.

Aldo Rebelo também comentou as críticas do presidente da Fifa, Joseph Blatter, sobre o atraso em algumas obras com vistas à Copa do Mundo e afirmou que está otimista em realização do mundial no Brasil. “Eu não fui a Copa do Mundo da África, mas no Brasil nós estamos fazendo a Copa em 12 cidades-sede, já entregamos uma parte dos estádios, estamos trabalhando nas obras de mobilidade e acredito que o Brasil fará uma Copa do Mundo a altura das expectativas”, disse.

O ministro também se mostrou otimista em relação a Arena da Baixada, em Curitiba, que está com atraso nas obras. “A Arena da Baixada é uma obra privada, ou seja, conduzida por um ente privado. O governo federal tem procurado ajudar para reduzir o coeficiente de atraso. Temos conversado, eu pessoalmente, com o prefeito de Curitiba e o governador do Paraná e com o próprio gerente que é o proprietário do estádio, e temos uma atitude muito otimista. Acho que é possível sim com a intensificação do uso de matéria prima e de mão de obra que  entregar o estádio do Paraná, mesmo com atraso”, afirmou.

Natal é a primeira cidade-sede a receber a reunião de trabalho sobre planos operacionais para o período da Copa do Mundo. A reunião acontece na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo debater e detalhar as ações necessárias para a execução dos planos, possibilitando maior integração e alinhamento entre as equipes técnicas. Natal receberá quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase do torneio, que começa em junho.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.