Aliados querem Micarla na disputa da reeleição

8 de junho de 2012

Enquanto a prefeita de Natal Micarla de Sousa, presidente estadual do Partido Verde, não anuncia a decisão se será candidata à reeleição, aliados e oposicionistas têm uma opinião comum de que ela deve disputar o pleito. A gestora dá mostras de que tenta uma articulação política partidária para anunciar a decisão de ser candidata. O mais novo foco da investida da prefeita é o PMN, partido presidido pelo deputado estadual Antonio Jácome.

O parlamentar tem uma ligação estreita com a prefeita, porque, afinal, foi com uma articulação da gestora que Jácome conseguiu colocar o irmão, o suplente de vereador Osório Jácome, na Câmara Municipal. No entanto, os destinos do PMN passam também pelo  presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta. E foi com ele que a prefeita se reuniu no início dessa semana.

Na sede da Secretaria de Planejamento, onde tem um gabinete, Micarla de Sousa também  encontrou com o vereador Adenúbio Melo (PSB). Embora seja do partido da ex-governadora Wilma de Faria, o vereador peessebista foi contrário a aprovação das contas do ex-prefeito Carlos Eduardo e dá mostras de estar sintonizado com a prefeita do PV.

Altos índices de desaprovação não desestimulam Micarla, que planeja disputar o voto popular. (Foto: Aldair Dantas)

Além da legenda que preside, a gestora da capital conta, oficialmente, com apenas dois partidos aliados: o PSC, do vereador Osório Jácome, e o PP, presidido na cidade pelo vice-prefeito Paulinho Freire.

A indefinição de Micarla leva também a uma pressão dos aliados sobre ela. Assessores ligados ao Partido Progressista afirmam que os líderes do PP já alertaram a prefeita para a urgência na definição. O PP quer também decidir o seu palanque, caso a prefeita não seja candidata.

Entre os vereadores, tanto governistas quanto oposicionistas a defesa é para que a gestora entre na disputa. O vereador Enildo Alves, líder da prefeita na Câmara, afirma que o pleito de ser candidata é legítimo. Líder da oposição, o vereador Raniere Barbosa (PRB) também avalia que a gestora deve disputar a eleição de 2012.

“A prefeita está legitimada, as convenções poderão ocorrer até o dia 30.  Como não sou do partido dela não abordei esse assunto, mas acho que ela (Micarla) deve estar pensando bem”, comentou Enildo Alves. Ele disse que vê uma sinalização da prefeita para colocar o mandato dela em julgamento a partir da disputa pela reeleição. “Meu partido é o DEM e tem um pré-candidato que é o deputado Rogério Marinho”, destacou.

O vereador Raniere Barbosa (PRB) também defende a reeleição da prefeita. “Ela deve, sim, ser candidata para colocar a gestão dela em julgamento, seria muita covardia não ser candidata”, comentou o vereador.  Ele afirmou que percebe uma instabilidade da gestora de em alguns momentos acenar com a reeleição, em outros desistir do pleito.

O vereador do PSB, Adenúbio Melo, confirmou o encontro com a prefeita, mas disse que não tratou da reeleição. “Eu até perguntei a ela, mas Micarla afirmou que está pensando”, comentou. Questionado se defende a reeleição da gestora, o vereador reagiu: “estou agora é preocupado com a minha reeleição”.

O presidente da Câmara Municipal e presidente municipal do PV, vereador Edivan Martins, disse, através da Assessoria de Imprensa, que aguarda o posicionamento da prefeita Micarla de Sousa.

PRÉ-CANDIDATOS

Enquanto a prefeita não decide seu destino no pleito de Natal, os pré-candidatos a vereador se mostram preocupados e já fazem  mobilização para fechar a chapa proporcional, independente da definição da gestora. Para a próxima semana, está sendo marcada uma reunião entre os pré-candidatos a vereador e aqueles parlamentares que disputarão a reeleição.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.