Noticia publicada no portal No Ar:
Adaptável. É esta a palavra que define a Arena das Dunas, estrutura multiuso que vai atrair variados tipos de eventos públicos e privados para Natal. Essa é a expectativa do gerente de conteúdo da Arena, Cláudio Menezes.
“A estrutura da Arena pode passar por várias modulações, que será determinada a partir do tipo do evento e do público”, explicou Cláudio. Ele detalhou como cada um dos mais de dez ambientes podem ser usados por produtores e empresários.
A área do campo de futebol, com o gramado e as arquibancadas, será utilizada para grandes shows com a capacidade para 30 mil pessoas. Um outro modo pode ser utilizado, com o palco voltado para os camarotes, com um público de 10 mil pessoas. Independente da forma, Cláudio assegurou que a localização do palco não irá impactar as residências das redondezas.
“Foi feito um estudo de acústica para não impactar as residências do entorno da Arena. Dessa forma, com o palco de ‘costas’ para a Avenida Prudente de Moraes, o impacto será praticamente nulo”, afirmou.
Outra preocupação é com o gramado. Menezes comenta que quando a área do gramado for utilizado será colocado uma cobertura easyfloor, com uma passagem de ar, para não causar maiores danos.
Os 22 mil m² da área externa da Arena também será utilizada. A praça, como é chamada, tem capacidade para 30 mil pessoas. No planejamento, será usada para shows e feirões de carros e móveis, por exemplo. “Tudo vai depender dos produtores locais”, acrescentou.
O estacionamento externo, com 52 mil m², também poderá abrigar eventos, como o Carnatal. O interno também não será descartado.
Dentro da Arena, a zona mista, área que separa os vestiários, também está sendo utilizada, por estar entre salas e auditório. “Não é um área preparada para eventos, mas adaptável”, disse Cláudio. A área só será disponível para eventos em dias que não acontecerá jogos de futebol.
São seis salas que podem ser usadas para cursos, briefing, workshops, toda equipada, e um auditório, também estruturado, com 250 lugares. O centro de mídia, onde concentrará toda a imprensa durante o mundial de futebol, também pode ser usado para festas e grandes convenções, por comportar mil pessoas nos mais de 700 metros m².
Na Arena há um longe vip com 1500 metros m² que é dividido em três espaços, por determinação da Fifa. Após a Copa, é possível que seja feito um único lounge com paredes moduladas.
A área que dá acesso aos 38 camarotes, o mezanino, também é alugado para eventos, independente do segmento.
Cláudio Menezes contou que eventos podem acontecer paralelamente, “desde que não atrapalhe um ao outro”. Ele ressalta que em dias de jogos de futebol pelo Campeonato Potiguar e Copa do Nordeste alguns ambientes não podem ser usados.
Para alugar algum desses espaços, Cláudio conta que não há um preço fixo e que este é determinado a partir do evento.
“O preço depende do que vai ser utilizado. A Arena das Dunas tem várias modulações. O preço é a partir de mil reais. Não é nada de absurdo para a realidade Natal”, assegurou Cláudio que fez uma pesquisa comparativa com outros espaços de eventos na capital.
Eventos marcados
Desde da inauguração, em janeiro, já foram realizado três eventos e outros três já estão marcados para fevereiro. “Vão ser eventos coorporativos, um teste drive e duas feiras”, informou.
Cláudio comenta que há mais de 30 pedidos para março e abril, período que antecede a entrega da Arena das Dunas para Fifa. “Não podemos utilizar o gramado até lá”, contou.
“É um número bom, não é maravilhoso, porque não podemos usar todos os ambientes. Mas estamos satisfeitos, superou as nossas expectativas de dois eventos por mês”, garantiu Menezes. Ele adiantou que em março acontecerá dois eventos e em abril, quatro. Até o final deste ano, 20 eventos já foram fechados.
O gerente de conteúdo garante que está satisfeito com o retorno que a estrutura tem dado em relação aos eventos. Ele aponta a boa estrutura e o contato feito com produtores e empresários, os responsáveis por essa atração de eventos.
“É um espaço novo, muito bem localizado e com boa infraestrutura, e eu também trouxe, durante as obras, empresários e produtores para conhecerem. Foram mais de 100 visitas e isso já refletiu nos contatos”, e completou, “não pode depender só do futebol, não pode estar sujeita a um só tipo de negócio”.
Cláudio Menezes acredita que depois da realização da Copa do Mundo, a procura pelos espaços irá aumentar.
“O foco da Arena é o futebol, mas nossa intenção é ser um espaço para muitos eventos. Shows nacionais e internacionais. Vamos trabalhar para que esse interesse seja duradouro, vamos usar da nossa criatividade”, afirmou o gerente.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada no portal Mercado Aberto:
As equipes da Secretaria de Estado do Turismo do RN (Setur) e da Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur) recepcionaram, nesta quarta-feira (12), a comitiva do Consulado Geral dos Estados Unidos. A visita ao Complexo do Arena das Dunas teve o objetivo de averiguar in loco a logística de acesso, de escoamento pós-jogos e, principalmente, de atendimento às emergências nas áreas de saúde e segurança.
A comitiva ficou “encantada” com a infraestrutura do Complexo e destacou o posicionamento geográfico da Arena, perto de 15 hospitais, distante 14 quilômetros do Aeroporto Augusto Severo (mais cinco no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante), também próximo da rede hoteleira na Via Costeira (7 km) e no meio das duas principais avenidas que cortam a cidade: a Prudente de Morais e a Salgado Filho.
O Consulado é responsável pelo atendimento aos turistas norte-americanos ou residentes em oito dos nove estados nordestinos, à exceção da Bahia. E durante o período pré-Copa tem visitado os estádios que sediarão os jogos do evento, nos distritos de sua área de cobertura – Natal, Fortaleza e Recife – para antecipar com as autoridades de cada Estado facilitações para melhor atendimento aos torcedores americanos.
O atual titular da Setur, George Lima, se disponibilizou a qualquer tipo de ajuda e a intermediar o contato com outras secretarias e órgãos facilitadores ao conforto do visitante norte-americano em Natal, a exemplo do ITEP (emissão de documentos), Samu (urgência e emergência ambulatorial), polícias militar e rodoviária, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e o próprio trade turístico, onde o torcedor possa estar hospedado.
Centro de Comando
O vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, lembrou da estrutura do Centro de Comando, capitaneada pelo secretário de Segurança, Aldair Rocha e que abriga uma série de órgãos das três esferas do poder executivo em consonância e com contato direto aos ministérios da Defesa e da Justiça, e também ao Gabinete da Presidência da República, para o caso de urgências.
O Centro de Comando em Natal é o único das 12 cidades-sede já em funcionamento. E já tem aproveitado a promoção de jogos no também antecipado Arena das Dunas – com relação aos outros estádios da Copa – para testar providências, equipamentos e estratégicas de atuação.
Ficou acordada a distribuição de um folder com os contatos e informações do Consulado para facilitar a comunicação com o turista norte-americano. O material será entregue em postos rodoviários fixos e móveis, montados ao longo das principais vias de acesso a Natal (BR 101 e BR 304, além de pontos estratégicos na cidade), e no aeroporto. E ainda constará no guia turístico já elaborado pelo Estado potiguar para ser distribuído também nesses pontos, com informações de serviços, mapas, guia de bares e restaurantes e entretenimento.
Cadastur
George Lima também orientou a equipe do Consulado – formado pelo vice-cônsul Benjamin Mills e pelos assessores consulares Patrick Alwine e Janaína Brito – a procurarem os serviços de empresas e comércios credenciados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), para garantia de melhores ofertas de serviços e cobertura de órgãos oficiais do governo em casos de acidentes ou extravio de documentação.
“Ficou estabelecido prazo para empresas e comércios se cadastrarem no Cadastur até 4 de março. A intenção da Setur é, no mês de maio, intensificar a fiscalização nesse nicho para cobrar a portaria do Cadastur de cada empresa. Caso contrário, estará fora da rota turística indicada pelos órgãos oficiais e estará passível de multa”, frisou o secretário George Lima.
Também participaram da visita na manhã de hoje, o diretor técnico da Setur, João Madeiro; a gerente de Promoções Turísticas, Gina Robinson; e o gerente de marketing da OAS, Arthur Couto, que recepcionou, meses atrás, a equipe técnica da seleção dos Estados Unidos, capitaneada pelo técnico alemão Jürgen Klismann.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.