Notícia publicada no portal No Ar:
A Câmara Municipal de Natal aprovou na tarde de hoje (30), em meio a muita polêmica e discussão, a bilhetagem única. E por que tanta polêmica se a proposta era algo pedido, há muito tempo, pelo sindicato dos trabalhadores do transporte alternativo de Natal (Sitoparn)? Por causa de uma emenda que foi encartada a medida, que permite ao Sitoparn – e também ao Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn) – negociar as passagens de ônibus.
Originalmente, a proposta de bilhetagem única, que altera a Lei Orgânica do Município, colocava a venda de passagens nas mãos da Prefeitura. Seria, para alguns vereadores, o fim do “monopólio” do Seturn. Afinal, seria possível saber quantas passagens são vendidas e calcular quanto de lucro entra para as empresas exploradoras do transporte coletivo da capital.
Contudo, com a sinalização do prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, de que a Prefeitura de Natal não tem estrutura para isso (seriam necessários mais de R$ 3 milhões de investimentos), os vereadores da bancada aliada preferiram propor que as vendas ficassem com Sitoparn e Seturn. “É uma pena, porque o monopólio vai continuar nas mãos do Seturn”, afirmou o vereador Jaco Jácome, um dos que lamentarem pela aprovação da emenda.
Para o Sitoparn, como o Seturn já tem uma estrutura para a venda de passagens, o Natalcard, será mais difícil para o “pequeno” sindicato competir. O receio deles é que o empresários de ônibus não façam o repasse ou não sigam “as regras” da media.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.