DOIS TIMES, UMA vaga. A nona e última rodada da fase classificatória do returno do Campeonato Potiguar 2012 terá cara de final para Assu e América, que se enfrentarão logo mais às 16h no estádio Edgarzão, em Assú. Com ABC, Santa Cruz e Baraúnas já garantidos na fase seguinte, os dois times irão duelar em confronto direto em busca da última vaga na semifinal e ainda pela vantagem de disputar dentro de casa uma das duas vagas na final do returno.
Para o América o jogo pode ser considerado crítico. Depois de liderar o returno durante algumas rodadas, o time rubro ocupa agora a quarta colocação na tabela de classificação e tem a mesma pontuação – 13 pontos – que o quinto colocado, o Assu, mas ainda depende apenas de si para avançar de fase na competição. Como tem mais saldo de gols que o Camaleão, basta ao time rubro um empate para assegurar a última vaga na semifinal.
O grande problema é que um eventual revés no estádio Edgarzão pode colocar por terra o planejamento do América para o restante da temporada. Isso porque a derrota no jogo deste domingo e a consequente eliminação do Campeonato Potiguar dará ao time rubro uma indesejada pré-temporada de pouco mais de 50 dias sem jogos oficiais até o início da Série B do Campeonato Brasileiro, que tem início em maio, o que pode representar um enorme prejuízo financeiro para o clube caso queira segurar todo o elenco que está disputando o Estadual.
O problema, se depender do Assu, serão as oportunidades. Para chegar à condição de depender apenas de uma vitória simples para chegar à semifinal do returno, o time comandado por Andrey Valério jogou o jogo do ABC e arrancou um empate em pleno Frasqueirão no meio de semana. Agora, na batalha contra o América, o objetivo do time é chegar até o final da guerra. “Eu digo aos jogadores que em toda nossa vida temos uma sucessão de batalhas e no futebol elas acontecem nas quartas e domingos. Passou uma, você já tem que se preparar para a próxima e a próximo é essa contra o América”, comentou o comandante do Cameleão do Vale. Elogiado pela nova vida que deu ao Camaleão do Vale no returno, Andrey Valério considera uma vitória hoje contra o América um presente para os seus atletas. “Nós só chegamos aqui por causa do trabalho dos jogadores. Nada mais justo que eles acabem esse trabalho”, disse.
ABC QUER ASSEGURAR LIDERANÇA
De olho na vantagem na semii nal e no Vitória pela Copa do Brasil. É assim que o ABC vai entrar em campo hoje contra o Caicó, lanterna do Campeonato Potiguar 2012. O time de Leandro Campos, primeiro colocado do returno com 17 pontos, quer assegurar a ponta tabela para ter a vantagem de decidir em casa contra o quarto colocado quem vai para a final do returno. Ao mesmo tempo, o alvinegro terá um coletivo de luxo para o jogo de quarta-feira contra o Vitória pela segunda fase da Copa do Brasil.
O treinador alvinegro cogitou ao longo da semana a utilização de um time misto no jogo contra o Caicó, e inclusive fez uso de uma formação alternativa no coletivo de quinta-feira passada, mas também ressaltou que o primeiro objetivo do time é passar de fase na primeira colocação. A grande dúvida do treinador deve ser a escalação ou não do atacante Washington, considerado o grande calo do ABC neste Estadual. Depois de chegar a Natal como esperança de gols, o atacante ainda não embalou e teve o estopim de sua crise com a torcida puxado após o pênalti perdido no meio de semana contra o Assu.
CAICÓ E ALECRIM TENTAM FUGIR DO REBAIXAMENTO
A briga na parte de baixo da tabela também é acirrada – e angustiante – para Caicó e Alecrim.
Um dos dois vai pagar com a permanência na divisão principal do futebol local pela incompetência e as oscilações neste Campeonato Potiguar 2012. Para a missão de não ser rebaixado, rubro-negros e alviverdes enfrentarão duas pedreiras, ABC e Santa Cruz, ambos já classificados e buscando terminar a fase classificatória no topo da tabela de classificação.
Para a difícil missão de vencer o ABC no Frasqueirão, o Caicó vem a Natal comandado por Côco Bill. O treinador é o quarto a assumir o time neste Campeonato Potiguar, onde o time passou praticamente toda a competição na última colocação, mas acredita que pode surpreender o alvinegro.
Ruim ou não, o fato é que o Caicó está bem perto de dar adeus ao Campeonato Potiguar. Além de vencer o ABC, o time rubro-negro ainda tem que torcer por uma derrota do Alecrim para o Santa Cruz. Sabendo dessa dii culdade, segundo o técnico Côco Bill a diretoria do Caicó, que já protagonizou diversas discussões internas e deu provas de amadorismo ao longo deste Estadual, resolveu se unir para garantir um “agrado” aos atletas caso eles consiga evitar o rebaixamento.
O “agrado” também pode ir para os jogadores do Alecrim. Segundo o presidente do clube, Orlando Caldas, a diretoria do time verde estudou a possibilidade na reta final da semana, mas não havia ainda fechado uma premiação, já que o primeiro objetivo do clube não foi alcançado.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.