Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Chove granizo no interior do RN, veja video

31 de dezembro de 2014
Comentaristas:
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/jpprates/riograndedonorte.net/wp-content/themes/rg_net/single.php on line 68

Com informações do Portal G1 RN e Tribuna do Norte:

Um choque de massas de ar quentes e frias causaram forte ventania e chuva de granizo no final da tarde e início da noite desta terça-feira (30) em São João do Sabugi, na região do Seridó potiguar. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Nortex (Emparn). O município é um dos 159 em estado de calamidade por causa da seca que assola o território potiguar. Moradores fizeram um vídeo que mostra a ventania e a queda de pedras de gelo sobre a cidade. Também nesta terça, há registro de chuva de granizo e fortes ventos no Sertão da Paraíba.

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar Dantas, postou foto mostrando a água escorrendo na biqueira de um prédio. Em Currais Novos havia relato de neblina, enquanto em Parelhas o granizo veio acompanhado de ventania forte, segundo relatos nas redes sociais.

Em conversa com o blogueiro Marcos Dantas, o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, disse que as chuvas de granizo foram provocadas pelo sistema meteorológico conhecido como vórtice ciclônico de ar superior (VCAS), que vem atuando sobre o Nordeste, em especial Oeste do Pernambuco, Oeste da Paraíba e o Seridó do Rio Grande do Norte.

“Esse sistema, quando favorecido com umidade, calor e instabilidade pode provocar formação de nuvens, tipo cumulos-nimbus, e essas nuvens na parte superior elas tem uma quantidade de gelo. O nível de condensação e o nível de congelamento é um pouco mais baixo do que o normal, você poder ter a ocorrência da queda desse granizo. É o que aconteceu na região do Seridó, onde nós tivemos a formação destas nuvens, alimentadas pela forte umidade provinda da região do Vale do Açu, favorecendo essas chuvas em toda a região na paraíba e no Seridó”, explicou Gilmar.

 

Deixe seu comentário:

Debate


Warning: in_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/jpprates/riograndedonorte.net/wp-content/themes/rg_net/comments.php on line 129
Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.