Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Copa em Natal tem saldo de 173 mil turistas e injeta R$ 300 mi na economia

25 de julho de 2014

Notícia publicada no portal No Ar:

Uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo FIFA 2014, Natal encerrou sua participação no Mundial com o término da primeira fase. A capital potiguar recebeu quatro jogos da competição, entre 13 e 24 de junho, com torcedores e seleções do México, Camarões, EUA, Gana, Japão, Grécia, Itália e Uruguai. No total, segundo a prefeitura local, foram 173 mil visitantes, que deixaram cerca de R$ 300 milhões na região.

O número superou a expectativa, que era de 172 mil turistas. “Soubemos aproveitar. Recebemos mais de 180 veículos de imprensa do mundo inteiro, conseguimos trazer do Ministério do Turismo e das empresas informações de mapas até em japonês, realizamos city-tours com jornalistas e turistas, tivemos uma das melhores seguranças da Copa e um total de 173 mil turistas, sendo que 50% eram internacionais, coisa que nós não teríamos nem mesmo em períodos de alta estação”, frisou o secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril.

Ainda de acordo com a prefeitura, dos quase 160 mil ingressos colocados à venda para a Arena das Dunas, 100.800 foram comercializados para estrangeiros ou turistas nacionais. Isso representa 62% comercializado para visitantes que usufruíram de hospedagem, alimentação e transporte em Natal.

Arena das Dunas. (Foto: blogdolevanyjunior.com)

Arena das Dunas. (Foto: blogdolevanyjunior.com)

Do número total, o jogo entre Estados Unidos e Gana foi o que mais teve estrangeiros, que somaram 68% do estádio. Na mesma partida, nos Estados Unidos, recordes de audiência foram batidos e consequentemente projetou Natal na mídia norte-americana. O canal televisivo ESPN registrou 11,1 milhões de telespectadores. Outros 4,8 milhões viram pela Univision, em espanhol, número superior a qualquer outro esporte em 2014.

Também segundo a Prefeitura de Natal, a cidade ganhou uma mídia espontânea incalculável com o evento. Mais de 180 empresas de canais de televisão, rádio, internet, jornais e revistas do mundo inteiro passaram pela cidade para fazer a cobertura dos jogos. Foram 3.500 profissionais divulgando informações sobre a cidade.

Apesar de não receber mais jogos, a cidade continua promovendo até o dia 13 de julho a FIFA Fan Fest, evento artístico e cultural que integra a programação da Copa do Mundo.

Segundo os dados da Polícia Civil, na primeira semana o Fan Fest Natal reuniu 30 mil pessoas e até 24 de junho, dia de Uruguai x Itália em Natal, recebeu 50 mil visitantes. O recorde de público em um só dia foi quando o Brasil enfrentou o México, com 17 mil visitantes na Praia do Forte, local do evento.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.