Notícia publicada no caderno Viver da Tribuna do Norte:
Academia do Cordel lança livro em homenagem à poesia de Gonzaga
O livro “Luiz Gonzaga em Cordel”, escrito por 14 cordelistas pertencentes à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, será lançado hoje, às 19h, na livraria Nobel da Salgado Filho. Tem homenagem com vista para o mar. Nesta quinta-feira, a partir das 18h, o espaço rústico do restaurante Ultimas Nuvens Azuis, na alameda principal de Cotovelo, promove um grande forró pé-de-serra em seu ‘palhoção’, com muita sanfona, comandado por Dinho da Sanfona. Uma típica e legítima festa nordestina.O restaurante está fica localizado na praia de Cotovelo, no sentido de volta para Natal. Maiores informações pelos fones 9491-8427.
Luiz Gonzaga é celebrado em Natal em shows e eventos
Luiz Gonzaga será celebrado em música e literatura na semana de seu aniversário de nascimento. Nesta sexta e sábado, às 21h, o IFRN Cidade Alta recebe o espetáculo “Viola Sertaneja em Concerto”, que reunirá três atrações que darão destaque à musicalidade da viola sertaneja. Participam do concerto os grupos O Galho da Roseira (PE), Quarteto Minotauro (RN) e a Orquestra do Rito Nordestino. Os dois primeiros quadros do espetáculo são de composições autorais de viola, e exploram a estética regional e armorial nordestina em interlocução com outros instrumentos, como o violoncelo, a rabeca e a percussão.
O terceiro quadro do show homenageia o músico Luiz Gonzaga em seu centenário, através de arranjos orquestrados de músicas do sanfoneiro Lua, com a participação de alunos do IFRN e UFRN, unindo várias linguagens entre canto lírico, dança, dramatização e música instrumental, inaugurando a “Orquestra do Rito Nordestino”.
Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e estão sendo vendidos na Budega do Sertão, Av. Afonso Pena, 665, Petrópolis. Tel.: 8717-1769.
O grupo “O galho da Roseira” – Recife-PE, é formado por violeiros egressos do Conservatório Pernambucano, cujo ensino de viola é ministrado por Adelmo Arcoverde, pioneiro no ensino da viola nordestina e conhecedor profundo dos temas e ritmos nordestinos de viola, tal como o mote, o quadrão, o repente, o gabinete. O Quarteto Minotauro é formado por alunos da EMUFRN e tem como proposta a vivência lúdica da música regional, buscando sua espontaneidade, inspirada no legado dos grandes mestres da arte e cultura popular. A Orquestra Rito Nordestino funcionará como Orquestra-escola de musicalização e produção cultural, reunindo a contribuições várias, como sonorização, iluminação, montagem de cena, figurino, etc.
O músico Alexandre Moreira, “chorão” e mestre do violão e do cavaquinho, criador da Confraria do Choro de Natal (Solar Bela Vista), montou um espetáculo musical para homenagear dois ícones sertanejos em um só palco: Luiz Gonzaga e o Monsenhor Expedito Medeiros, o “Profeta das Águas”. Será apresentado nesta quinta-feira, logo após a missa na matriz de São Paulo do Potengi. Além dos músicos da Confraria, Alexandre juntou também alguns talentos locais, como o sanfoneiro Muriçoca. O show será repetido no domingo, 15, na Feira de São Paulo, a partir das 8 horas.
O Rei do Baião recebe homenagem das alunas de dança do Sesc nesta sexta-feira, às 19h. Os sucessos de Luiz Gonzaga ganham vida no espetáculo de dança “O Luiz do mundo inteiro”, que será apresentado amanhã no Sesc Zona Norte (conjunto Santa Catarina). As coreografias retratam a obra musical de Gonzagão e marcam o encerramento das atividades anuais do balé do Sesc. Cerca de 350 alunos de dança das unidades do Sesc Zona Norte, Macaíba e centro participam do espetáculo. Um dos destaques será o pequeno Luiz Gonzaga, que será interpretado pelo aluno Yuri Marques, de 04 anos. As outras fases de Gonzagão serão representadas por Victor Ferreira (criança) e Carlos Henrique Sobral (adulto).
Clique aqui para ver a publicação na íntegra
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.