Notícia publicada no caderno de cidades da Tribuna do Norte:
O trânsito nas proximidades do estádio Arena das Dunas sofre alterações a partir de hoje. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) irá interditar, a partir das 6h, o acesso a Avenida Romualdo Galvão para os veículos que trafegam no sentido Prudente de Morais-BR101. O ajuste compreende a interrupção da entrada à esquerda para o acesso à Romualdo Galvão a partir da Lima e Silva, no semáforo em frente ao antigo Machadão. Com isso, o tempo do semáforo passa de 3 para 2 tempos. As opções de acesso à Romualdo passam a ser a própria Prudente de Morais ou a Salgado Filho, na altura da avenida Miguel Castro. A mudança, que perdura até às 20 horas, serve como simulação de ajuste na circulação viária do trecho.
A ideia, explica o secretário adjunto de transporte Haroldo Maia, é analisar o comportamento do fluxo a partir das modificações, com vistas a Copa do Mundo de 2014. O trecho é considerado um dos gargalos, com congestionamentos diários na rotatória do Largo do Machadão e ao longo do Viaduto do Quarto Centenário. De acordo com dados da Semob, por dia, circulam em média 54.601 veículos pelo local. A amostragem compreende o hora´rio entre ás 7h ás 19h.
O trecho com maior fluxo é o da Lima e Silva sentido BR 101, com 18.098 veículos. Nesse trecho, o retorno à esquerda para entrar na Romualdo recebe em média 4.315 veículos, no mesmo período do dia. Ainda de acordo com a contagem feita pela Semob, no mesmo período, circulam pela avenida Lima e Silva sentido Prudente de Morais 12.616 veículos e 7.213 usam o desvio à direita para a Romualdo Galvão. O fluxo na avenida Romualdo Galvão sentido BR 101, pelo desvio à esquerda chega a 10.801 carros, enquanto o desvio à direitam, ruma a Prudente de Morais é usado em média, por 2.458 veículos por dia.
“A Secretaria estuda a implantação de um retorno, por baixo do viaduto, para acesso a Avenida Romualdo Galvão, com a retirada do acesso a esquerda”, explica Maia. Para isso, o órgão solicitou ao DNIT a abertura no viaduto.
Outra mudança se dá para quem vem na faixa da direita da Lima e Silva, sentido Viaduto-Prudente de Moraes. Os veículos que vierem na faixa da direita terão acesso livre a Avenida Romualdo Galvão. O semáforo para esta entrada ficará desativado. “Isso deve garantir maior fluidez”, analisa o secretário adjunto.
Já para quem trafega pela Romualdo Galvão com destino a Lima e Silva não haverá alteração no trajeto. As mudanças também não devem afetar o itinerário de ônibus e transporte opcionais.
Viaduto do Baldo
O laudo pericial que irá orientar as obras a serem realizadas no Viaduto do Baldo, deverá ser emitido até o dia 7 de dezembro. A previsão para a conclusão do término dos estudos técnicos foi dada pela secretária municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) Tereza Cristina Vieira Pires. O laudo será feito pelo escritório do professor e engenheiro civil José Pereira, autor do laudo emitido em 2009, que serviu de base para o Ministério Público do Estado solicitar a interdição do local.
O contrato, em caráter emergencial, está orçado em R$ 40 mil reais e além de detectar as avarias sofridas no equipamento, deve indicar quais as soluções apontadas para a recuperação, bem como o orçamento financeiro e prazos para execução das obras. “Até termos o resultado da perícia demonstrando o estado do equipamento, este permanece interditado por questões de segurança para quem trafega pelo e também para aqueles que irão trabalhar nas medições”, afirma a secretária.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.