Fábrica de torres eólicas vai gerar empregos e fortalecer economia no RN

27 de janeiro de 2014

Notícia publicada na Tribuna do Norte:

Para o Rio Grande do Norte, acumulam-se vantagens para adoção das torres de concreto. “De fato existe tendência de adotar torre de concreto no Rio Grande do Norte. E existem vantagens logísticas”, afirma Jean Paul Prates, presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias (Cerne).

Hoje são necessárias oito carretas para transportar uma torre até o local onde será instalada. Com a nova tecnologia, esse número se reduz na metade. “O cálculo básico é de quatro carretas a menos por aerogerador instalado”. Além disso, as torres podem ser feitas no próprio terreno do parque, o que “evita transporte a longas distâncias, reduzindo o transtorno e o esforço logístico que um aerogerador exige para ser implantado”.

Foto: portal Nominuto.com

Foto: portal Nominuto.com

Outra vantagem diz respeito  às intempéries. Salinidade, areia, ventos intensos, característicos do litoral, e que desgastam o material de aço ou metálico não prejudicam tanto o concreto, mais resistente. “Na maior parte do litoral você encontra grande mercado aberto em relação às torres de concreto”, estima.

A produção local de calcário, material base do concreto é uma vantagem “inigualável” para o RN. Em Baraúnas já se consolida um pólo de fabricação do material. “É muito interessante para as empresas saber que podem contar com mais fábricas de torre no local. Isso pode transformar o preço da matéria-prima (calcário) mais competitivo”, afirma Prates.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.