Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Governo apresenta características do hospital de trauma de Natal

19 de dezembro de 2012

Noticia publicada no caderno de Cidades do Novo Jornal:

Dando prosseguimento às etapas planejadas no Plano de Enfrentamento às Urgências e Emergências nos Serviços da Saúde, que foram previstas no Decreto de Calamidade, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e os secretários de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino, do Planejamento e Finanças e presidente do Conselho Gestor de Parceria Público Privada do Governo do RN, Obery Rodrigues, além de técnicos da empresa Andrade Gutierrez, apresentaram no auditório da Governadoria, o estudo para a construção do Hospital de Trauma de Natal, no formato de Parceria Público Privada (PPP), como está previsto no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

Projeto de construção do novo hospital, que funcionará no formato de Parceria Público Privado, foi apresentado na manhã de hoje, no auditório da Governadoria. (Foto: José Aldenir)

Projeto de construção do novo hospital, que funcionará no formato de Parceria Público Privado, foi apresentado na manhã de hoje, no auditório da Governadoria. (Foto: José Aldenir)

O governo deu início ao processo de Parceria Público Privada para implantação do Hospital de Trauma no mês de agosto, ao publicar o edital da PMI para que as empresas interessadas se manifestassem. Processo no qual a empresa Andrade Gutierrez foi a qualificada e teve um prazo para concluir o estudo, que foi encerrado, no último dia 14.

“Com essa etapa concluída, técnicos do governo do estado terão até o início da segunda quinzena de janeiro de 2013 para avaliar as condições econômicas e técnicas do estudo e em seguida vamos promover audiências públicas para debater com a sociedade e detalhar a construção do Hospital de Trauma de Natal, que ficará na Zona Oeste da cidade”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Passado os procedimentos de consulta pública será realizado o processo de licitação, até ser divulgada a empresa vencedora em todos os pré-requisitos e critérios exigidos pela lei.

Assim, com todas as etapas concluídas, o governo espera abrir o processo de concorrência pública em março de 2013 e logo em seguida, iniciando as obras do novo Hospital em maio de 2013, com a primeira etapa prevista para maio de 2014, portanto servindo de leito de retaguarda para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014.

Hospital de Trauma de Natal

A unidade será construída na Zona Oeste de Natal. Na Região Metropolitana de Natal, que concentra 42% da população, a resposta de atendimentos é dada pelo Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques de Lucena. Quando o Walfredo Gurgel foi construído (1971) e entrou em operação (1973), quase quatro décadas atrás, Natal não tinha metade da população que tem hoje. Nossa Região Metropolitana tem 1 milhão e 200 mil habitantes.

A Unidade Hospitalar será especializada em Traumatologia adulto e infantil, ortopedia, neurologia e doenças cardiovasculares. Dividindo a demanda existente em trauma-ortopedia, com os hospitais Monsenhor Walfredo Gurgel e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.

Inicialmente, no seu perfil estão previstos 222 leitos de internação, 60 leitos de UTI, 12 leitos de estabilização, 15 leitos de Hospital Dia e 10 salas de cirurgias.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.