Grupo norte-americano assina acordo para construção de usina de energia solar no RN

19 de abril de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

O projeto da Petrobras de construir uma usina de energia solar no Rio Grande do Norte deu novos passos. A estatal assinou acordo com a empresa norte-americana SunEdison, subsidiária da MEMC Electronic Materials, para erguer o empreendimento no município de Alto do Rodrigues, localizado a 200 quilômetros de Natal. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (17) no site especializado Jornal da Energia.

Foto: surgiu.com.br

Foto: surgiu.com.br

A Petrobras já havia informado que o projeto começaria a ser desenvolvido no ano passado. Na ocasião, a estatal recebeu parecer favorável da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anee) para a construção da usina. O custo total é estimado em R$ 20,9 milhões e a previsão para início da operação é o segundo semestre de 2014. A planta terá capacidade instalada de 1,1 megawatts e expectativa de geração de 1,65 gigawatt-hora por ano. O destino da energia será o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Secretário do Estado de Energia quando as negociações com a Petrobras foram iniciadas, Jean-Paul Prates, atualmente diretor geral do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), conta que em 2010 um dos termos de compromisso assinados com a Petrobras tratava do projeto.

“Os estudos de viabilidade foram no sentido de instalar uma usina solar comercial, aproveitando a instalação da Termoassu”, afirma. Embora a capacidade instalada pareça pequena (1,1 MW), Prates explica que para energia solar, o potencial representa uma usina de grande porte. “Além disso, está prevista expansão em cima dessa capacidade, que ficou de ser aumentada em módulos”, acrescenta.

O projeto inclui também a construção de uma plataforma experimental, com capacidade para gerar 10 kilowatts, que seria operada em parceria entre o Laboratório de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGas-ER).

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.