Notícia publicada no blog da Abelhinha por Eliana Lima:
O jornal Folha de S. Paulo elaborou um ranking próprio para traçar um quadro das principais instituições de ensino superior do Brasil.
Batizou-o de RUF– Ranking Universitário Folha, “uma listagem inédita das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade”. Não entraram na relação o nome de Centros Universitários. Baseia-se numa metodologia própria, tendo como referências avaliações internacionais consolidadas.
Para a pesquisa, “analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo”.
São 191 universidades no ranking geral, “distribuídas em 188 posições porque houve alguns empates”.
Do Nordeste, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou em 10º, com nota total de 77,13.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 21º, somando 62,91 de média.
A Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) ficou em 75º, com nota 35,16.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em 126º, com 21,65.
De privada, a Universidade Potiguar (UnP), em 152º, com 14,1
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada no blog do BG de Bruno Geovani:
Os indicadores que compõem a fórmula do RUF:
– Qualidade da pesquisa: A Folha analisou nove indicadores das universidades relacionados à pesquisa científica, como proporção de professores com doutorado, número de artigos científicos por docente e número de publicações no Scielo. Peso: 0 a 55 pontos
– Qualidade de ensino: o Datafolha entrevistou 597 pesquisadores do CNPq, amostra definida para representar o grupo dos melhores cientistas e docentes do país. A cada um deles foi pedido que apontasse as 10 melhores instituições brasileiras em sua área. Peso: 0 a 55 pontos.
– Avaliação do mercado: O Datafolha entrevistou 1.212 diretores, gerentes ou profissionais responsáveis pelos recursos humanos de empresas e instituições brasileiras, amostra definida para representar todo o setor do país. Para cada um deles foi pedido que apontasse as três instituições de ensino superior para os quais dariam preferência em um processo de contratação. Peso: 0 a 20 pontos
– Indicador de inovação: A Folha analisou a quantidade de pedidos de patentes por cada universidade. Peso: 0 a 5 pontos
Para o ranking geral, foram consideradas apenas as universidades, que são instituições mais completas, com ensino e pesquisa em diversos campos do conhecimento. Essas instituições precisam também cumprir exigências mais rígidas que as demais formas de organização demais formas de organização de instituições de ensino.
O ranking geral conta com 191 universidades distribuídas em 188 posições porque houve alguns empates, vejam até a 21ª.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.