Saiu na Tribuna do Norte:
O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, teve a morte cerebral confirmada no início da tarde desta segunda-feira (19). O jurista estava internado na UTI do Hospital do Coração desde o fim da tarde de ontem (18), após cair da varanda do apartamento, no primeiro andar, para o térreo do prédio onde morava, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal.
Miguel Josino caiu do apartamento para o térreo de seu prédio. (Foto: Emanuel Amaral)
Na noite de ontem, logo após ser internado, médicos realizaram os primeiros exames em Miguel Josino Neto, que chegou inconsciente à unidade. O jurista não respondeu aos chamados estímulos motores e de tronco, que são os reflexos apresentados involuntariamente mesmo em certos casos de inconsciência. A partir daí, ele permaneceu em coma profundo e foi aberto o protocolo para se averiguar se havia morte cerebral.
Pela manhã de hoje, pouco mais de 12 horas após o primeiro exame clínico, outro médico verificou a situação de Josino e confirmou que a situação permanecia inalterada, sem respostas aos estímulos externos. Então, os médicos realizaram exames detalhados e verificaram que não havia atividade cerebral, confirmando a morte encefálica.
“O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, de 48 anos, foi internado ontem às 17h50 na UTI do Hospital do Coração com traumatismo crânioencefálico. Miguel Josino foi atendido pelos médicos Eduardo Ernesto, Nilson Pinheiro Júnior, Gutemberg Gurgel, Ana Cláudia Solano e Madson Vidal. A equipe, apesar de toda assistência dedicada ao paciente, constatou dano cerebral irreversível. Os exames feitos hoje reafirmaram o diagnóstico inicial, se configurando um quadro de morte encefálica”, disse a nota assinada pelos médicos Eduardo Ernesto, Nilson Pinheiro Junior e Marcel Delafiori Hikiji.
Familiares confirmaram que os órgãos do procurador serão doados, mas ainda não há a confirmação sobre velório e sepultamento.
Acidente
O acidente que provocou a morte cerebral de Miguel Josino ocorreu por volta das 17h de ontem (18). Recebendo amigos e familiares em seu apartamento, no bairro de Candelária, Josino tomava champanhe com o grupo, até que deixou a sala em direção à laje do prédio, que fica ligada ao imóvel do procurador, no primeiro andar do edifício. Após alguns minutos, o grupo sentiu a falta de Josino e o encontrou caído no espaço utilizado para festas no prédio, que fica a aproximadamente três metros da laje de onde ele caiu.
Prédio de Josino tem laje utilizada como varanda. (Foto: Rayane Maynara)
Prédio de Josino tem laje utilizada como varanda
Ao acionarem o Samu, Josino já estava inconsciente e sem responder aos estímulos devido a uma forte pancada na cabeça. O procurador foi levado até o Hospital do Coração, onde seguiu diretamente para a UTI e permaneceu em coma profundo, respirando com a ajuda de aparelhos. Havia a suspeita de morte cerebral desde a noite de ontem, confirmada somente após o protocolo padrão estabelecido em casos como o do procurador.
História
Miguel Josino Neto tinha 48 anos. Ele formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 1987. Aprovado em 1º lugar no concurso público para provimento do cargo de Procurador do Estado do Rio Grande do Norte em 1993, o jurista era especialista em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn) e do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (Uni-RN), além de ter exercido a função de professor da UFRN e da Universidade Potiguar (UnP).
Josino tem dezenas de artigos publicados em revistas jurídicas e era membro da Academia de Letras Jurídicas do RN (Alejurn), além de ter sido co-autor do livro “Análise das Divergências Jurisprudenciais no STF e STJ”. Ele ocupava o cargo de procurador-geral do Estado desde o início do mandato da governadora Rosalba Ciarlini, em 2011.
Miguel Josino era casado, deixa dois filhos e três enteadas, além de um neto
Clique aqui para ver a publicação original
Confira notícia que saiu na Tribuna do Norte:
Amigos, políticos e empresários usaram as redes sociais para lamentar o falecimento do procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto. A morte cerebral foi confirmada no início da tarde desta segunda-feira (19) e anunciada pela equipe médica do Hospital do Coração, onde Josino estava internado desde o fim da tarde de ontem.
Confira algumas postagens:
José Augusto Peres Filho, promotor de Justiça: “Sem dúvida, a morte de Miguel Josino deixará uma grande lacuna no universo intelectual do RN. Estudioso, de trato fácil, excelente pessoa.”
Walter Alves, deputado estadual: “Com pesar, recebemos a triste notícia do falecimento de @migueljosino. Grande homem. Meus sentimentos à família”
Clotilde Tavares, jornalista e escritora: “Conheci Miguel Josino no Twitter. Conversas sobre livros animaram muitos momentos. Inteligencia, alegria, brilho – lembrarei sempre dele.”
Virgínia Ferreira, secretária Municipal de Planejamento e Finanças: “Morte de Miguel Josino: fui tomada de tristeza. Vida que se vai sem avisar, sem se despedir. Como somos frágeis…Não mais que um sopro.”
Luciano Ramos, procurador-geral do MPC/RN: “Que Deus conforte a família do grande @migueljosino companheiro de muitas lutas em prol do interesse público. Descanse em paz, amigo.”
Sandra Rosado, deputada federal: “Lamento notícias sobre Procurador Miguel Josino. Meu professor e como eu, preocupado com o desenvolvimento nossa Areia Branca”
Carlos de Souza, jornalista: “minha solidariedade à família de Miguel Josino, em especial a Sebastião Leite, grande amigo de meu pai.”
Luiz Roberto Fonseca, secretário estadual de Saúde: “Com pesar recebemos a confirmação da morte cerebral do Procurador Miguel Josino, ao tempo em que nos unimos as consternações dos familiares.”
Márcia Maia, deputada estadual: “Lamento profundamente o falecimento do procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto. Que Deus dê conforto e paz para a família e amigos.”
Hilneth Correia, jornalista: “No seu melhor momento Miguel Josino se despede da vida. Deixa um legado, pessoas que o admiram, uma caravana e um trabalho de doação através das Pastorais. Brilhante na carreira e o grande amor de Karla Motta. Na sua grandeza, seus órgãos darão vida a outras pessoas. Ficará seu exemplo e a nossa admiração a casa do Pai te recebe.”
José Agripino, senador: “Lamento profundamente o falecimento do procurador-geral do Rio Grande do Norte, meu amigo Miguel Josino.”
Wilma de Faria, vice-prefeita de Natal: “É com muita tristeza que no meio da estrada recebemos a notícia da morte cerebral do PGE Miguel Josino, homem jovem que contribuiu muito com Estado”
Clique aqui para ver a publicação original
Deu no blog da jornalista Thaisa Galvão:
Os filhos do procurador, Pedro e Marília, assinaram há pouco o termo de doação dos órgãos do pai.
Os dois, e a mãe Vera Lúcia Filgueira, acabaram de sair da UTI.
O processo de retirada dos órgãos não pode ser tão demorado.
Ainda não foi informado quem receberá os órgãos doados.
O velório será na Escola de Governo, no Centro Administrativo.
Ainda não foi confirmado se terá início hoje ou só amanhã.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.