Após grande mobilização nas ruas, inclusive fechando por 15 minutos a Avenida Engenheiro Roberto Freire, a partir da Via Costeira, a comitiva de representantes da FIFA já está na Arena das Dunas. Os executivos passam por Recife e Natal e seguirão para Brasília em uma série de vistorias aos canteiros de obras dos estádios nas doze cidades-sede da Copa 2014 no Brasil. Entre os membros da federação que visitam o futuro estádio de Natal, estão os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo Fenômeno, ambos campeões mundiais pela seleção brasileira, e o secretário-geral da Fifa, Jèrome Valcke. Acompanham a visita o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), o secretário estadual da Copa, Demétrio Torres, entre outras autoridades locais.
A turnê percorrerá as 12 cidades-sede do torneio e teve início em janeiro deste ano, passando por Fortaleza e Salvador. Até o momento Valcke não falou com a imprensa. Em comunicado oficial assinado por ele essa semana, o secretário-geral diz que o ano de 2012 representa um marco decisivo na jornada rumo ao mundial. “Neste contexto, é importante que eu obtenha uma compreensão dos preparativos nas cidades e estádios, e também que reserve tempo para a troca de informações e para discussões pessoais sobre os nossos empreendimentos conjuntos até 2014”.
Polêmico, Valcke se notabilizou ao provocar um imbróglio com o governo brasileiro. Disse que o Brasil precisava de “um chute no traseiro” por estar mais “interessado em ganhar o mundial do que em organizá-lo”. Sobre Natal, o secretário-geral também já teceu críticas, ao manifestar preocupação com o andamento das obras. Em resposta a governadora Rosalba Ciarlini disse que ele havia se equivocado, pois achava que Natal também participaria da Copa das Confederações em 2013, e que a capital estava com cronograma em dia para 2014.
Ontem o governo potiguar divulgou que os preparativos em Natal seguem “em ritmo acelerado”, e de acordo com o último relatório apresentado ao Comitê Organizador Local (COL), em 31 de maio, a Arena das Dunas já alcança 25,23% de conclusão. A nova fase da construção do estádio (instalação de pilares pré-moldados), foi iniciada 45 dias antes do que estava previsto. “Nós resolvemos antecipar essa etapa de implantação dos pilares pré-moldados, que formam a base para as arquibancadas. Agora, o contorno do estádio já começa a aparecer”, afirmou Demétrio Torres, da Secopa.
Atualmente, cerca de 800 operários trabalham na Arena das Dunas. O governo espera concluir 50% da obra até dezembro desse ano, e entregar pronta a Arena das Dunas em dezembro de 2013.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.