O consórcio Inframérica anunciou que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante terá um voo direto para a Argentina no segundo semestre deste ano. A companhia aérea Gol entregou na última quarta (18) o pedido para iniciar a operação de voo semanal de Natal para Buenos Aires, Argentina. O documento será analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Tarifa
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a cobrança da tarifa de embarque no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), não especifica valores e refere-se “à concessão dos serviços públicos para a construção parcial, manutenção e exploração” do terminal.
Desde quando começou a operar ano passado, as tarifas de embarque foram cobradas pelas empresas aos passageiros. No entanto, o aeroporto só poderia receber os valores quando após a autorização da ANAC, que dependia da conclusão obras relativas ao acabamento da infraestrutura aeroportuária do terminal de passageiros. Até então, os usuários que tinham as taxas cobradas pelas empresas poderia pedir o ressarcimento às próprias companhias aéreas.
Venda
O aeroporto internacional Aluizio Alves está passando por uma fase de incertezas. A empresa Engevix, empreiteira que detém parte dos direitos para exploração do terminal quer vender sua participação no aeroporto. O motivo é a crise financeira da empresa após denúncias da operação Lava Jato. A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho de administração da empresa, Cristiano Kok, em entrevista publicada na Folha de São Paulo, ontem (19).
A Engevix é uma das empresas que compõem o Consórcio Inframérica, que arrematou a concessão para construção e exploração do aeroporto em 28 anos. A construtora detém 50% de participação no negócio.