Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

O jornalismo de ilações e a teoria do domínio do fato

3 de março de 2016

O jornalismo brasileiro está viciado em reportagens com ilações e baseado na teoria do domínio do fato. A revista Veja é expert nisso e faz escola. Veja – sem trocadilhos – agora a IstoÉ que vai circular nas bancas neste fim de semana. A publicação, que assim como a Veja, sua concorrente, há muito deixou de ser uma revista séria para se transformar num folhetim de reportagens com ilações.

IstoÉ, já publica em seu site a reportagem de capa do fim de semana sob o título “A delação de Delcídio”, onde diz que revelações do senador à força-tarefa da Lava Jato foram obtidas pela revista e que complicam de vez a situação da presidenta Dilma e comprometem Lula.

Interessante é que no mesmo dia em que a reportagem foi ao site da publicação, o próprio senador Delcídio divulgou nota desmentindo o teor da reportagem. Segundo a nota, “não conhecemos a origem, tampouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto. Esclarecemos que em momento algum, nem antes, nem depois da matéria, fomos contatados pela referida jornalista para nos manifestarmos sobre fidedignidade dos fatos relatados”.

Por sua vez, o orocurador-geral da República, Rodrigo Janot, negou que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) tenha feito acordo de delação premiada: “não sei nem se ele fez delação… Ele vai fazer?”, ironizou; Janot afirmou aos jornalistas que não discute “ato jornalístico, que não é jurídico”; vale lembrar que se tivesse havido delação, ela teria sido feita à Procuradoria Geral da República, uma vez que Delcídio é parlamentar e tem foro privilegiado; Janot confirmou esse fato: segundo ele, caberá à PGR, caso haja delação, tomar o depoimento de Delcídio ou de outro parlamentar que venha a fechar acordo de colaboração na Lava Jato; Janot falou após participar da solenidade de posse do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, no Palácio do Planalto.

Pois muito bem, caro leitor: não quero aqui discutir se a presidenta Dilma e o ex-presidente Lula estão envolvidos na Lava jato, como muitos apostam. Sou daqueles que pensam que até prova em contrário os dois não têm culpa no cartório. O que não se pode aceitar é a teoria do domínio do fato.

A conferir!

Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.