Notícia publicada no portal nominuto.com:
As obras de mobilidade urbana no entorno do estádio Arena das Dunas deverão causar transtornos para motoristas e comerciantes da região até maio de 2014. Esse é o prazo definido pelo secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto para a conclusão das obras que incluem viadutos e túneis. Até lá o tráfego de cerca de 100 mil veículos que circulam diariamente naquela área será desviado para rotas alternativas.
“Uma obra desta natureza é claro que irá gerar transtornos, não é fácil controlar um tráfego de cerca de 100 mil veículos que trafegam naquela área. Mas o prazo de conclusão é até maio de 2014, por isso os operários trabalham nos três turnos cumprir o cronograma. Acredito que na segunda semana, os motoristas já irão compreender melhor os desvios e rotas alternativas para evitar o acesso ao entrono do estádio”, explicou Tomaz.
As interdições parciais do trânsito iniciaram nesta segunda-feira contando com um grande efetivo de agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Na avenida Prudente de Morais no trecho que liga Candelária ao Centro houve interdição na ladeira que desce para o entroncamento com a avenida Lima e Silva, como também houve interdições nas avenidas Romualdo Galvão e Capitão Mor Gouveia nos trechos que compreendem o acesso ao entorno do estádio.
“Orientamos os motoristas para utilizarem as rotas alternativas pelas avenidas Jaguarari, São José ou Salgado Filho que estão sinalizadas e com a presenta dos agentes de trânsito para orientar o fluxo de tráfego”, enfatizou o secretário.
Na próxima semana a Semopi também irá instalar um canteiro de obras no cruzamento das avenidas Mor Gouveia com Jerônimo Câmara. Aos comerciantes e moradores das regiões com áreas interditadas, haverá acesso restrito com a identificação junto à Semob.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada na Tribuna do Norte:
O primeiro dia de interdições no trânsito de Natal devido o início das obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das dunas foi de confusão. O fechamento de seis pontos localizados nas ruas mais movimentadas da cidade, aliado a falta de informação de grande parte dos motoristas, transformou a região compreendida entre as avenidas Prudente de Morais e São José em um verdadeiro nó. A presença dos agentes de trânsito e fiscais não parecia melhorar a situação. Buzinas e discussões, muitas vezes acaloradas, eram ouvidas constantemente.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Nata (Semob) estima que uma média de 60 mil veículos precisam ser desviados diariamente. Por isso o transtorno já era esperado, afirma o secretário adjunto de mobilidade de Natal, Walter Pedro. “Estava dentro das nossas expectativas nesses primeiros dias. Pedimos paciência à população e orientamos a quem puder, que use os caminhos alternativos”, disse. Para diminuir o impacto, cerca de 70 pessoas, entre fiscais, técnicos, educadores e agentes de trânsito, vão atuar permanentemente nesses primeiros dias.
A primeira intervenção começou por volta das 10h no trecho compreendido entre a avenida Lima e Silva e João Damasceno. A última, no cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Raimundo Chaves, ocorreu por volta das 17h. Foi exatamente esse o trecho mais complicado. O músico Silvio Franco foi pego de surpresa. “Eu só percebi que já estava acontecendo quando sai do estúdio onde trabalho. Vim aqui fora pedir informações. Não sei até onde posso entrar com o meu carro nem onde os meus clientes vão poder estacionar”, disse.
A expectativa da Semob é que a situação seja estabilizada até a próxima semana. “Esse período e é de adaptação e mudanças de hábitos”, disse. Walter Pedro reconhece que mesmo com o trabalho educativo da Semob, muitos pontos permanecerão engarrafamentos ao longo das intervenções. “Até o mês de dezembro concluiremos todas as interdições”, estipulou. No entorno da Arena, a Prefeitura vai construir dois viadutos, sendo um estaiado, e cinco tunéis, num investimento de R$ 22 milhões.
Com as mudanças, trânsito na Prudente de Morais (sentido Candelária-Cidade Alta), entre as ruas Raimundo Chaves e Morton Faria, ficará fechado. A Prefeitura, juntamente com o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes, que executará a obra, pretende fazer a implantação dos demais desvios aos poucos, conforme o andamento das obras. A expectativa é que os tapumes comecem a ser instalados ainda hoje.Além disso, 14 linhas de ônibus terão mudanças. Previsão é de conclusão das obras em maio de 2014.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.