Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Perícia diz que não houve “pedalada”. E agora José? Ou Josés?

27 de junho de 2016

Perícia feita a pedido da comissão do impeachment do Senado diz que não há “controvérsia” sobre o fato de a presidenta afastada Dilma Rousseff ter agido para liberar créditos suplementares sem o aval do Congresso através de decretos. Por outro lado, o laudo afirma que não foi identificada ação dela nas chamadas pedaladas fiscais.

Com base nisso, Dilma se pronunciou afirmando que a perícia feita a pedido da comissão do impeachment do Senado mostrou que ela não cometeu crime de responsabilidade, o que torna o processo de seu afastamento um golpe.

Segundo a Folha, Dilma sofre duas acusações na denúncia que a afastou do cargo: a edição desses decretos sem aval do Congresso e de ter cometido “pedalada fiscal” com o atraso do repasse de R$ 3,5 bilhões do Tesouro ao Banco do Brasil para o Plano Safra.

Em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul, a presidenta voltou a dizer que não há base jurídica para um impeachment.

– Hoje, por exemplo, ficou caracterizado, pela própria perícia feita pelo Senado da República, que os motivos pelos quais eles me acusam não caracterizam crime. No que se refere ao Plano Safra, a minha presença em nenhum ato foi constatada. Portanto, consideraram que eu não participei em nenhum momento do Plano Safra porque isso não é papel do presidente da República. Nós viemos dizendo isso há muito tempo, mas agora a própria perícia do Senado constatou isso, afirmou.

Com base nos fatos há de se perguntar: e agora José, ou Josés?

Os Josés no caso são os senadores da República que irão julgar a presidenta afastada se ela deve ou não retornar ao cargo. Sim, porque os fatos mostram que o golpe contra a presidenta da República está mais do que claro, a começar pelas gravações do ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, com os caciques do PMDB, Sarney, Renan e Romeo Jucá, que tramaram o golpe para por fim a Lava Jato. Até pedido de prisão para os três o procurador-geral da República, Rodrigo Janot já pediu.

O que falta agora aos nossos congressistas para reconhecer o golpe malfadado?

A conferir!

Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.