Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Porto de Natal registra movimentação histórica de cargas e conteiners

16 de abril de 2013

Notícia publicada no Jornal de Hoje:

Um movimento histórico de containeres, desde que a CMA/CGM se instalou há mais de cinco anos no Rio Grande do Norte, aconteceu neste final de semana no porto de Natal. Dos 25 containeres em média que o terminal movimenta por escala dos navios do armador francês, o que se viu foi uma incomum chegada de 96 containeres neste final de semana, sendo que 46 deles com porcelanato trazido por um único importador para o mercado local, que resolveu investir na demanda da construção civil.

Porto de Natal recebeu 96 containeres neste final de semana, sendo 46 deles com porcelanato trazido por um importador. (Foto: Heracles Dantas)

Porto de Natal recebeu 96 containeres neste final de semana, sendo 46 deles com porcelanato trazido por um importador. (Foto: Heracles Dantas)

Segundo Ricardo Amaury, gerente de operações do Porto de Natal, 70% são produtos de fabricação chinesa e o restante européia. “Nunca vimos nada parecido por aqui desde que os porta-containeres chegaram a Natal com a CMA/CGM”, afirmou.

Mas em termos de carga física, o fato é que a chegada de um volume tão grande de carga é novidade para o porto, que até seis anos atrás ainda vivia só de navios graneleiros e cargueiros transportando pallets, engradados de madeira com capacidade para uma tonelada cada. Já cada container – é um calculo muito relativo depende da carga transportada – pode levar entre 20 a 30 toneladas.

Nesse super carregamento, para os padrões do porto de Natal, ainda veio uma grande quantidade de vasos sanitários, papel A4 e miudezas variadas, com ênfase para lâmpadas brancas. Segundo o JH apurou, boa parte da carga será mesmo comercializada no estado, o que é um indicador importante para o comércio varejista local.

Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no RN, Arnaldo Gaspar Júnior, o fato do porcelanato ter como destino o mercado local e a construção civil indica um nível de atividade importante do setor. “Mostra que há uma demanda que estimulou um determinado importador a investir numa compra mais agressiva”, acrescentou.

Todas as importadoras envolvidas na compra são do estado, informou o gerente de operações do porto. Mas segundo o JH apurou com outras fontes, apenas um foi responsável pela maior parte dos containeres e que trouxe a carga de porcelanato.

“Agora nossa esperança é que essas cargas se repitam em quantidade nas próximas escalas da CMA/CGM”, disse pela manhã o gerente operacional do porto. Hoje pela manhã, o presidente da Companhia Docas do RN, Pedro Terceiro, ficou sabendo da entrada dos 96 containeres. “Vi mesmo que eram muitos”, comentou ele.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.