Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Prefeitura do Natal apresenta situação das obras mobilidade

10 de agosto de 2012

Deu na editoria de Natal da Tribuna do Norte:

Foto: Diário de Natal

A prefeita Micarla de Sousa recebeu no final da manhã de ontem, no Palácio Felipe Camarão, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, oportunidade em que deixou o secretário ciente das dificuldades enfrentadas pela gestão no tocante às obras de mobilidade urbana da Copa do Mundo da FIFA 2014. “Nosso principal problema são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. As obras envolvem a construção do túnel de drenagem e vai beneficiar sete bairros, lagoas de captação e o estádio Arena das Dunas. Conseguimos R$ 126 milhões para as obras de drenagem, via Orçamento Geral da União (OGU), mas não podemos utilizar”, ressaltou a prefeita. O processo de desapropriações envolve 434 imóveis, dos quais 55 só no entorno da Companhia de Serviços Urbanos de Natal para dar passagem ao Complexo Viário da Urbana.

Assessorada por representantes da Comissão Permanente de Planejamento e Execução de Obras e Projetos da Copa 2014,  Micarla exemplificou um entrave revelando que o município elaborou um relatório de controle ambiental, encaminhou o documento ao Ministério Público e o mesmo contratou uma perícia junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte para analisá-lo, quando, segundo ela, não havia necessidade. Ao que tudo indica o parecer será positivo.

A secretária municipal de Obras, Tereza Cristina lembrou que a prefeitura deu início no final de fevereiro de 2012, à primeira etapa das obras de mobilidade urbana, compreendendo, a execução do recapeamento asfáltico das ruas no entorno das avenidas Felizardo Moura, desde a Ponte de Igapó, Napoleão Laureano, Capitão-mor Gouveia até a Prudente de Morais.

Clique aqui para ver a publicação original

Prefeitura anuncia mudanças no projeto de mobilidade da Copa

A prefeitura do Natal já avalia um projeto alternativo para as obras de mobilidade urbana para a Copa: fazer um binário na Zona Oeste, ao invés do Corredor Estrutural que alargaria as avenidas Felizardo Moura, João Francisco da Mota e Capitão-Mor Gouveia. Com isso, haveria um corredor de trânsito com sentido único pela avenida Jerônimo Câmara e outro na própria Cap-Mor Gouveia.

O projeto alternativo foi apresentado nesta quinta-feira, 9, pela secretária municipal de obras, Tereza Cristina Vieira Pires, à prefeita Micarla de Sousa, a diversos auxiliares da prefeitura e ao secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, em visita oficial ao Palácio Felipe Camarão.

As mudanças seriam a opção mais viável para ficar pronto o projeto até a Copa 2014 e diminuiriam consideravelmente a quantidade de desapropriações de imóveis, um dos maiores entraves para o andamento das obras de mobilidade em Natal. As intervenções no novo Complexo Viário da Urbana estão mantidas e a previsão é iniciá-las em setembro, assim que for emitida uma licença de instalação pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Desde fevereiro o município está recapeando 27 trechos e vias inteiras no entorno da Urbana, nas Quintas e Bairro Nordeste. O total previsto da contrapartida do município é recapear 44 ruas. De acordo com Tereza Cristina, a análise dos projetos geométricos, que dizem respeito aos dimensionamentos das vias do viaduto, já foi concluída.

Sobre as mudanças no projeto, a secretária declarou: “Criar um novo traçado para o projeto do viaduto da Urbana seria feito no sentido de chegarmos à possibilidade de até não precisar mais de desapropriações na área”. E mais: “Com isso, evitaríamos a desapropriação de 230 imóveis entre pessoais e comerciais. O ganho social seria estupendo e não atrapalharia a construção do viaduto da Urbana”.

“O nosso principal problema são as questões jurídicas envolvendo as desapropriações dos imóveis. O total de desapropriações é de 434 imóveis, sendo 55 só no entorno da Companhia de Serviços Urbanos de Natal para dar passagem ao Complexo Viário da Urbana”, declarou a prefeita Micarla de Sousa (PV).

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.