notícia publicada no portal NE10:
Tornar a Via Costeira um local mais atrativo não só para os turistas que visitam Natal, mas também para os moradores da cidade. Este é o objetivo do projeto piloto “Costeira Viva”, apresentado na tarde desta quinta-feira (16), pela secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-RN), Polícia Militar, Samu, Polo Praia da Costeira, Natal Convetion Bureau, secretaria municipal de Turismo (Seturde) entre outros. Principal corredor hoteleiro da capital potiguar, a via vai receber uma série de eventos de lazer, esporte e cultura sempre aos domingos. A ideia é fazer do local uma éde Avenida Atlântica, como no Rio de Janeiro, ou “avenida dos eventos” .
A Via Costeira,cujo nome original é avenida Dinarte Mariz, está localizada entre o mar e o Parque das Dunas. Com duas pitas de rolamento, a via possui de 12 km de extensão e faz a ligação entre as Zonas Sul e Leste de Natal. Ao longo de uma de suas margens estão distribuídos diversos hoteis de luxo à beira-mar, que compõe a rede hoteleira da cidade, além de alguns poucos restaurantes.
A Praia da Costeira, como é chamada a faixa oceanica às margens da Avenida, é pouco frequentada pelo natalense. O motivo é principalmente à presença dos hóteis e a ausência de transporte público eficiente, já que uma única linha circula pelo local. Outros fatores são as reclamações dos cidadãos sobre a segurança e os acessos. Dos onze previstos no projeto de construção, existem apenas dois, o que dificulta ainda mais a presença natalense nesse trecho da orla.
Para o titular da Setur, Renato Fernandes, é preciso tirar da cabeça dos natalenses essa marca de que a “Via Costeira é morta e não tem atrativos”. Segundo ele, o projeto “Costeira Viva” quer justamente mostrar o inverso e criar num trecho da avenida um espaço para o lazer, prática de esportes, contemplação da natureza e para shows culturais de artistas da terra. “Esse ainda é um projeto piloto, mas vamos dar início a ele no domingo, dia 3 de fevereiro, das 15h às 19h. Por isso, queremos a participação da população para dar sugestões. Serão aproximadamente 2,5 km de uma das pistas de rolamento interditada para a atividade”, explica.
Outro ponto importante será a participação dos hoteis que vão disponibilizar parte do estacionamento e promover ações como a distribuição de frutas e água minera. “ Estamos contactando mais parceiros para o evento, queremos trazer as universidades para o projeto que vão auxiliar no atendimento à saúde com testes de hipoglicemia e aferimento da pressão, por exemplo”, conta Fernandes.
O Centro de Convênções de Natal, que fica na via, também vai servir de ponto de apoio para estacionamento e alocação de ambulantes. Renato Fernandes disse que um trabalho de cadastramento será feito pela Prefeitura no sentido de ordenar a atividade.
Já Emanuele Barreto, representante do Polo Praia da Costeira, acredita que o mais interesante da iniciativa é conquistar o natelense.“ Natal tem a ideia de que a Via Costeira pertence aos hoteis e aos turistas, mas isso não e verdade. Temos projetos como esse em outras cidades como Rio de Janeiro e Florianopólis e estamos reunindo parceiros para motivar os natalenses a frequentar a Praia da Costeira. Sabemos de alguns problemas quanto aos acessos, mas esse é o start para mudança ”, disse.
Ainda segundo o secretário de Turismo, serão montadas três tendas ao longo do percurso para a distribuição de água e atendimentos. “Vamos de início fazer uma coisa enxuta, o que queremos é quebrar essa corrente e levar o público até a Via Costeira”, finaliza Renato Fernandes.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.