RN ganha condomínio logístico

6 de dezembro de 2012

Notícia publicada no caderno de Economia do Novo Jornal:

Com um investimento de R$ 60 milhões, Natal se prepara para receber os seus dois primeiros condomínios logísticos de galpões, localizados estrategicamente às margens da BR-304, entre Parnamirim e Macaiba. Os condomínios que devem ficar prontos somente no segundo semestre de 2013 terão 50.000m² e 9.500m² de área construída, cada, e serão voltados para empresas da indústria e do comércio que necessitem de depósitos e centros de distribuição.

Galpões serão construídos às margens da BR-304, entre Parnamirim e Macaíba. (Foto: reprodução)

De acordo com Pascal Brandalise, diretor da Albra em Natal, a ideia surgiu basicamente por dois motivos: diversificar a área de atuação da incorporadora e atender uma demanda de consumo crescente na grande Natal. “Queríamos aproveitar a mesma empresa para outros tipos de investimentos que fossem além do ramo de construção residencial, e de acordo com uma pesquisa de mercado que fizemos, notamos que este tipo de empreendimento era necessário”, justifica.

O primeiro condomínio logístico “Classe A” do RN, como ele mesmo define, teve que ser ainda mais estudado do que um condomínio residencial. “Porque temos que medir bem a demanda para não construir além do necessário”, explica, afirmando ainda que os condomínios possuem tamanhos diferentes justamente para que a demanda seja bem ofertada.

“A ideia é que o maior, com 50 mil metros quadrados, seja entregue em 3 etapas porque hoje o mercado não absorveria tanta oferta de imediato. Estamos encarando como um investimento de médio a longo prazo”, enfatiza o diretor da Albra sem dar maiores detalhes de quanto deve custar o aluguel desses galpões para as empresas. “Vai depender de vários fatores que serão vistos mais à frente”, argumenta.

A principal vantagem para as empresas, segundo Pascal explica, está justamente no fato de os galpões fazerem parte de um condomínio logístico, o que implica em serviços essenciais para o bom funcionamento das empresas. “Os galpões estão aptos a receber qualquer tipo de produto para armazenagem, alimentícios, têxtil, eletrodomésticos, frutas e diversos outros”, afirma.

Os galpões terão a partir de mil metros quadrados cada e serão modulados, ou seja, podem variar de tamanho dependendo da quantidade de produto armazenado. “Quem vai definir é o cliente”, reforça.

Além dos galpões, o condomínio logístico contará com mezanino para escritório, piso nivelado a laser com capacidade de seis toneladas por metro quadrado, pé-direito de 12 metros, docas niveladoras, iluminação e sistema de ventilação natural, sala de reunião, auditório, restaurante, estacionamento para veículos leves e pesados, sala de administração, vestiários e área de descanso para motoristas, com banheiros e outros equipamentos.

A segurança também é destacada por Pascal. O acesso às áreas privativas do empreendimento será realizado obrigatoriamente por um único pavimento, através de uma guarita blindada com controle de acesso e segurança 24h por meio de proteção perimetral e sistema de circuito fechado de televisão. “A grande vantagem é que todos esses serviços serão divididos entre as empresas, o que vai baixar bastante o custo de operação para cada uma”, afirma.

O primeiro condomínio logístico potiguar de galpões tomou como base outros existentes principalmente no sudeste do país, em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. “Mas também já existem empreendimentos do tipo em Fortaleza e Recife”, complementa.

O projeto já está em fase de legalização e toda a papelada deve ficar pronta até o final do primeiro semestre de 2013. “Assim que a documentação estiver pronta vamos atrás destas empresas porque sabemos que elas não querem esperar. A construção em si deve demorar muito pouco”, avalia.

Presente no mercado potiguar desde 2007 e com sete empreendimentos residenciais em regiões nobres da cidade, a Albra se prepara para os próximos três projetos de 2013, um edifício empresarial e dois edifícios residenciais de luxo, localizados respectivamente em áreas nobres de Tirol e Lagoa Nova.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.