Sete desafios para o próximo prefeito de Natal

1 de outubro de 2012

Deu no caderno de Cidades do Diário de Natal:

A sete dias da eleição, O Poti lança nesta edição sete grandes problemas aos postulantes que disputam o cargo de prefeito de Natal. Questões estruturais cujas soluções terão quer ser encontradas pelo próximo gestor. São principalmente deveres que a população e todos os segmentos da sociedade cobram ações do chefe do executivo municipal de forma urgente. E sobretudo pontos que afetam diretamente o cotidiano e o direito inalienável de todos os cidadãos natalenses: saúde, educação, transporte, mobilidade urbana, equipamentos públicos, limpeza pública, equilíbrio das finanças públicas. Abaixo estão as propostas para cada tema, apresentados pelos candidatos Roberto Lopes (PCB), Rogério Marinho (PSDB), Hermano Morais (PMDB), Fernando Mineiro (PT), Carlos Eduardo Alves (PDT) e Robério Paulino (PSOL). Que as respostas dadas por cada candidato possam servir como objeto de reflexão para os eleitores que irão às urnas no dia 7 de outubro escolher o próximo governante da capital do Rio Grande do Norte.

 

Transportes

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Roberto Lopes

Redução da tarifa para R$ 1,80 e a implantação do cartão único para transporte alternativo e convencional e abertura imediata da licitação publica; Integração da região metropolitana com tarifa unificada com prioridade ao desenvolvimento do sistema de transporte coletivo e de massa e integrado como BRT e VLTs; Implantação do programa catraca livre que, dará além dos idosos e deficientes, o direito aos estudantes e desempregados a passagem gratuita nos ônibus urbanos. Garantia de transporte noturno em horários regulares. 

Rogério Marinho

Retorno do controle do sistema público de transporte, que a Prefeitura abriu mão há quase seis anos e hoje encontra-se totalmente entregue nas mãos do Seturn. Concessão das carteiras de estudante, das gratuidades do idoso ou dos deficientes, são todas controladas pelo Seturn. Portanto, na hora de se discutir o valor da tarifa, são as empresas que fornecem as informações. A Prefeitura precisa ter esse controle para poder negociar o melhor para a população.Nós vamos rever esta situação. Além disso, em nossa gestão o transporte coletivo terá prioridade. Recuperação da malha viária das vias utilizadas pelos ônibus e criar corredores exclusivos para o transporte público nas principais vias de Natal.

Hermano Morais

O decreto que regulamenta a concessão dos serviços de transporte coletivo de Natal é de 1983. Desde então, não foram abertas novas licitações para novos permissionários. Ampliação da licitação das linhas de transporte coletivo, estabelecendo maiores garantias da qualidade do serviço prestado ao povo, além da diversidade de opções de linhas e de um sistema de integração que permita ao cidadão ganhar em agilidade e segurança nos seus deslocamentos diários. Para atender a uma demanda crescente, a Prefeitura vai criar alternativas de transporte que saiam do convencional. O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o trem urbano e as ciclovias serão investimentos imediatos na nossa administração.

Fernando Mineiro

O sistema de trânsito e transporte de Natal é umindicador do nosso processo de urbanização e, ao mesmo tempo, motivo constante de reclamação de passageiros e motoristas. Apesar de ainda ser considerada uma metrópole em formação, em matéria de trânsito nossa capital enfrenta problemas semelhantes com o que ocorre nas grandes cidades. Não é possível enfrentar esse problema com soluções improvisadas. Entre as ações previstas em nosso plano de governo estão a reorganização e a licitação das linhas de transporte coletivo, a construção de novos corredores exclusivos para ônibus, a recuperação das vias públicas e a reestruturação da Semob para que tenhamos reais condições de funcionamento e uma gestão eficiente do trânsito.

Carlos Eduardo

Implantação do BRT (em português, o Trânsito Rápido de Ônibus) são corredores segregados para ônibus, com estações de transferência que permitam a compra antecipada do bilhete e uso de ônibus articulados capazes de transportar mais passageiros em uma viagem e com maior rapidez, ao mesmo tempo em que permite a integração do sistema. Com isso o passageiro poderá pegar mais de um ônibus pagando apenas uma passagem, utilizando as estações de transferência, mais modernas, amplas e arejadas. A política do transporte público deve ser pensada em termos de região metropolitana, buscando a integração com o Veículo Leve sobre Trilhos.

Robério Paulino

Queremos a criação imediata de uma Empresa Municipal de Transportes, com ônibus novos, para quebrar o monopólio das empresas privadas e disputar com elas as licitações, obrigando estas empresas a ampliarem e modernizarem suas frotas. Propomos realizar uma experiência com ônibus a hidrogênio, não poluentes, introduzindo o componente ambiental no sistema.  Congelamento das tarifas até a abertura das planilhas de custos das empresas para discussão pública. Volta das estações de transbordo desativadas por Micarla, de forma a permitir a integração por pelo menos 4 horas. Exigência de que a promessa do VLT seja cumprida, com prioridade à execução desse projeto, buscando integrar os dois modais, rodoviário e ferroviário, que pode dar muita agilidade ao sistema.

 

Educação

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Roberto Lopes

Criação dos conselhos populares de educação para construção de políticas publicas. Ampliação do numero de CMEIS, sobretudo aqueles que possuam berçário; Ampliação do numero de escolas do ensino fundamental da 1º a 6º serie; Autonomia financeira para que as escolas façam suas compras diretas pelo programa de alimentação escolar. Construção de duas escolas modelos de tempo integral que some educação dos livros com cultura e esporte. Capacitação e melhoria dos salários dos profissionais da educação. Programa de apoio econômico às famílias, com base na carência de cada uma que tenha filhos matriculados nas escolas municipais.

Rogério Marinho

Implantação de um rigoroso programa de erradicação do analfabetismo escolar, com definição de metas no primeiro ano do ensino fundamental. Ampliação da pré-escola para atender toda a demanda necessária. Criação do programa Agentes da Educação, onde jovens universitários vão dar aulas de reforço aos estudantes da rede pública. Vamos construir Escolas de Talentos, criar uma Poupança de Incentivo ao Aprender para motivar alunos e combater a evasão escolar, e vamos investir na qualificação dos professores. A qualidade da nossa educação é risível e nós vamos tirar a cidade dessa situação vergonhosa e constrangedora.

Hermano Morais

Estabelecimento de um padrão de qualidade nas escolas e um sistema de premiação pelo desempenho da Gestão Escolar. O objetivo é melhorar os índices do IDEB, há tanto tempo bem abaixo das nossas expectativas. O nosso governo ficará na história da cidade, graças aos investimentos previstos para Educação: vamos reformar escolas, massificar o uso do computador em sala de aula, construir novos CEMEIs, investir na escola de tempo integral e na inclusão da cultura e do esporte como prioridade para a formação do jovem.

Fernando Mineiro

Nossa gestão adotará programas articulados na área de educação. Nós vamos implementar ações para o enfrentamento de problemas graves como a desigualdade de oportunidades, o analfabetismo, a exclusão, o fracasso escolar e os baixos índices de escolarização da população. Para garantir essas conquistas, buscaremos consolidar ações intergovernamentais por meio de colaboração e cooperação entre o município, o estado e a União. Entre nossas metas, está a elaboração de um Plano Municipal de Educação (PME), valorização dos professores e profissionais da área e erradicação do analfabetismo.

Carlos Eduardo

Construção de 34 novas escolas, das quais 20 serão destinadas à educação infantil, área em que ainda existe uma grande demanda não atendida pela falta de vagas. Também vamos fazer cumprir o Plano de Cargos que implantamos na nossa gestão e vem sendo descumprido. Vamos uniformizar a carreira do magistério para atender aos educadores infantis e garantir o cumprimento da Lei do Piso Salarial. Também vamos estender o programa Escola Aberta que deixamos funcionando em 12 escolas para que haja uma interação entre a escola e a comunidade.

Robério Paulino

Defendemos a elevação imediata da parcela do orçamento municipal destinada à educação para 25% já no primeiro ano e 30% no último ano. Hoje, essa parcela mal chega a 20%, incluídas ai parte das aposentadorias e pensões. Propomos iniciar a implantação progressiva de educação integral de boa qualidade em todas as escolas e creches municipais. Criação de 4 Escolas-Modelo de tempo integral até o final do mandato, uma em cada zona da cidade. Cumprimento imediato do piso nacional dos professores, independentemente da jornada. Melhoria na merenda escolar, com introdução de sucos e produtos da agricultura familiar regional. Fornecimento, nas áreas mais pobres, de uma primeira merenda, antes das aulas e volta do fardamento gratuito.

 

Mobilidade urbana

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Roberto Lopes 

Implantação de ciclovias como alternativas viáveis de locomoção. Repensaremos o transito abrindo acessos onde não existe e criando estacionamentos públicos.

Rogério Marinho

Vamos melhorar a fluidez do sistema público de transporte e do trânsito em Natal. Além de medidas de médio e longo prazo que constam no Pró-transporte, propomos medidas simples a serem adotadas para obtermos um trânsito civilizado, com transporte público digno, confortável e eficiente. Vamos buscar as garantias para que Natal não perca as obras de mobilidade já garantidas com a Copa do Mundo de 2014. Vamos reunir a bancada federal porque a cidade não pode sair desse processo sem o legado que todos nós esperamos. Iremos estimular a criação de estacionamentos nos principais centros comerciais, e um sistema de câmeras eletrônicas para fiscalizar ruas da cidade e implementar ciclovias e ciclo-faixas para estimular o deslocamento por bicicletas.

Hermano Morais

Para melhorar o trânsito na cidade, é precisoir mais além do VLT, do trem urbano e do BRT (corredores rápidos de ônibus). É preciso implantar sistemas tecnológicos inteligentes de controle de tráfego, sinalizar as ruas, criar ciclovias. Temos que regulamentar os estacionamentos nas vias públicas, investir em novos projetos de mobilidade e projetar Natal para os próximos vinte anos. As parcerias público-privadas são essenciais para uma cidade que deseja crescer. A Prefeitura sozinha não tem condições de fazer tudo. Temos bons projetos, capacidade de diálogo e teremos excelentes técnicos. Seremos parceiros dos empresários, por exemplo, na construção de edifícios-garagem nas vias de maior concentração comercial, como Afonso Pena, Alecrim e Centro.

Fernando Mineiro

Os projetos de mobilidade urbana de Natal estão, desacelerados e não há uma boa perspectiva de que estarão prontos na data prevista. Isso se deve, mais uma vez, à ineficiência das atuais gestões municipal e estadual. Nossa gestão retomará e implementará todos esses projetos. E para isso vamos adotar como premissa uma visão modernizadora do processo, com uma visão de futuro. Vamos tirar do papel o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, retomar e atualizar todos os projetos de mobilidade relacionados à Copa 2014, priorizar investimentos na melhoria e modernização do serviço de trens urbanos e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), apontado pelos especialistas no assunto como a solução para interligar os municípios da Região Metropolitana de Natal.

Carlos Eduardo

O problema de mobilidade urbana só pode ser minimizado com investimentos em obras que possibilitem o surgimento de novas rotas, mas também passa pela prioridade ao transporte público que permita às pessoas optarem por deixarem os carros em casa. Nossa proposta é investir em tecnologia, criando uma central de controle de tráfego, que iniciamos em nossa gestão anterior, para monitorar pelo sistema de câmaras o comportamento do trânsito. Também iremos investir em parceria com a iniciativa privada na construção de pontos de estacionamentos para tirar os veículos parados das vias e abrir espaço para o tráfego.

Robério Paulino

O atual modelo de mobilidade baseado no automóvel é antieconômico, anti-ambiental e insustentável Propomos uma inversão completa desse modelo, com prioridade ao investimento no transporte coletivo de massas, para dar alternativas confortáveis e rápidas às pessoas para se deixarem o carro em casa. Faremos uma experiência piloto para implantação por etapas de ônibus a hidrogênio ou até mesmo elétricos. Criação por etapas de ciclovias seguras por toda a cidade, com construção de uma fábrica municipal de bicicletas, inclusive de bicicletas elétricas para quem não puder pedalar, com recarregadores por toda a cidade, com vendas em longo prazo. Interdição aos domingos, logo no início do mandato, de uma faixa das grandes avenidas para estímulo ao ciclismo, atividade física e lazer, com oferecimento de diversos serviços públicos nestes locais.

 

Saúde

Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Roberto Lopes

Recuperação e reabertura de todas as unidades de saúde básica nos bairros;Ampliar o programa de saúde da família;Ampliar o numero de AMES sob o controle popular; É preciso melhorar a assistência hospitalar e aumentar o numero de leitos atendidos pelo SUS;Precisamos ampliar e melhorar o atendimento de urgência e emergência. O hospital dos pescadores vive lotado e as pessoas gemendo de dor; Aumento imediato dos salários dos profissionais de saúde e correção dos planos de carreiras e vencimentos; Implantação de programas de atendimento a gestantes, crianças e paciente crônicos; programa eficiente de saúde da mulher; Unidades de saúde bem aparelhadas, com assistência odontológica abastecidas de medicamentos e com bom atendimento dos profissionais da saúde; Implantaremos unidades de saúde mental com modelo humanizado;

Rogério Marinho

Vamos fortalecer os postos de saúde dos bairros, revitalizar e ampliar o atendimento do PSF. Vamos profissionalizar a gestão do setor e implantar um sistema de metas aserem atingidas por cada unidade; informatizar e profissionalizar o armazenamento e distribuição de remédios de forma que se evite desperdícios como os que aconteceram na gestão passada; construir duas centrais de diagnósticos e fazer funcionar a unidade materna infantil na zona Norte da cidade; incentivar e ampliar as UPAs e Policlínicas; e implantar o programa Renascer, voltado para o combate as drogas.

Hermano Morais

Nossa gestão vai promover uma política de valorização e moralização do servidor municipal de saúde. É inadmissível Natal não contar até hoje com um Hospital Geral. Na minha gestão, ele será construído. Além disso, vamos substituir todos os prédios alugados das Unidades Básicas por construção de unidades próprias padronizadas. Vamos dar autonomia orçamentária e financeira aos distritos. Uma de nossas prioridades será a revisão do valor da remuneração do médico, para um salário justo, que traga mais motivação ao trabalho. A realização de concursos públicos e a construção de um local paraarmazenar corretamente todos os medicamentos de responsabilidade do município, também são prioridades na nossa plataforma de governo.

Fernando Mineiro

O Governo do PT assume o compromisso de promover mudanças profundas no Sistema Municipal de Saúde. Nós vamos resgatar o cuidado e a atenção à saúde das pessoas, enfrentando o desafio de tornar o SUS municipal resolutivo, de qualidade, humanizado e eficiente. Vamos reafirmar nosso compromisso com a Saúde pública, gratuita e universal. Para isso, substituiremos o atual modelo de gestão privatista, revendo o processo de terceirização.

Carlos Eduardo

Vamos implantar o projeto Saúde Perto de Casa, ampliando as equipes do programa Saúde de Família para que possamos atender até 70% da população, ampliando e recuperando as unidades de saúde e estabelecendo uma rede de atendimentos às urgências que passa pela instalação de mais três UPAs na cidade, colocando para funcionar a da Cidade da Esperança e do Pajuçara. Também iremos manter ações voltadas para populações vulneráveis, especialmente idosos, com um programa de cuidados domiciliares, usuários de drogas, em especial crack, e crianças e adolescentes, através de ações nas policlínicas especializadas para realizar atendimentos em pediatria.

Robério Paulino

Revisão imediata da terceirização e dos contratos com as OSCIPs nas UPAs, acusadas de corrupção. Vamos resgatar o espírito da gestão pública da saúde do SUS, que foi uma conquista da Constituição de 1988. Propomos a imediata recuperação física, reaparelhamento e informatização das unidades de saúde nos bairros e de todo sistema de saúde pública, estendendo o horário dos postos até as 22h00. A prioridade deve ser a atenção básica, que é a porta de entrada do sistema. Também faremos uma elevação gradual do salário dos servidores, com forte requalificação e motivação de todo o quadro, com uma mesa permanente de negociações com as entidades profissionais e sindicais do setor para discutir as reivindicações e estabelecer metas de qualidade. Contratação imediata de novos médicos para as equipes do PSF/ESF.

 

Recuperação de equipamentos e patrimônio público

Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press

Roberto Lopes

Plano de desenvolvimento, recuperação e conservação do patrimônio público, que inclua a participação popular elegendo suas prioridades; Ampliação e conservação, sob controle popular, do número e da qualidade de parques praças e outros equipamentos públicos; Aumentar o efetivo da guarda municipal com uma linha de trabalho preventiva e humana, mas sempre presente na preservação do patrimônio publico;

Rogério Marinho

Nós pretendemos urbanizar e valorizar as ocupações subnormais da cidade, construir praças, promover a regularização das ruas e investir na recuperação dos equipamentos públicos. Nosso objetivo é melhorar as condições das comunidades mais carentes ao mesmo tempo em que vamos atuar fortemente na recuperação dos prédios históricos de Natal. Os bairros da Ribeira, Cidade Alta e Alecrim precisam ser revitalizados para serem incluídos no roteiro turístico da cidade. Esse investimento será fundamental para criarmos o corredor cultural de Natal. Além disso, é preciso fazer uma amplareforma urbana na cidade aliada a regularização fundiária. Será prioridade para nossa gestão revitalizar as áreas que já possuam infraestrutura, onde vamos incentivar a implantação de unidades residenciais.

Hermano Morais

Vamos garantir o acesso ao esporte e ao lazer para toda a população, inclusive, para as pessoas com deficiência; Implantar nas escolas municipais a atividade esportiva de forma eficiente. Sonho em formar atletas de qualidade e isso é possível com vontade política e fortalecimento da prática esportiva nas escolas. Aliás, a implantação das academias públicas, ao ar livre, é resultado de uma lei que aprovei quando vereador e que na minha gestão terá o acompanhamento de profissionais de educação física.

Fernando Mineiro

A descontinuidade administrativa e a falta de respeito com os cidadãos têm levado repetidamente ao abandono de praças, passeios, jardins, lagoas de captação e seu entorno. Nós vamos recuperar todos esses equipamentos e, especialmente, o Parque Municipal Dom Nivaldo Monte. Vamos fazer um plano de gestão para o Parque da Cidade e tomaremos medidas emergenciais, como a recuperação de suas instalações para dar conforto aos usuários.

Carlos Eduardo

Também está dentro do nosso plano de 200 dias recuperar principalmente as escolas e unidades de saúde, dando condições de funcionamento a esses equipamentos. Essa é uma das nossas prioridades: devolver a prefeitura ao povo de Natal. Vamos realizar a recuperação financeira do município para voltarmos a ter condições de investimento. Na nossa gestão, chegamos a investir 17% das despesas totais, garantindo contrapartidas em obras e projetos realizados em parceria com o governo federal. Um desses projetos foi o Parque da Cidade, que deixamos funcionando e que foi abandonado pela prefeita atual. Vamos colocar o Parque novamente para funcionar, devolvendo à população o patrimônio que lhe pertence.

Robério Paulino

Recuperação de todos os equipamentos e do patrimônio público abandonado, especialmente da infraestrutura, como vias, viadutos, pontes, pontilhões, praças, meios-fios, postos de saúde, escolas, rede de iluminação, etc., com um planejamento racional frente à limitação de recursos. Elevação da arrecadação tributária com combate à sonegação para realizar tudo isso, que só no ISS, está estimada em 35%.

 

Limpeza pública

Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press

Roberto Lopes

Cumprimento e aperfeiçoamento da legislação municipal para que contemple a proteção ambiental; Implantação do Programa compra do lixo, aumentando a coleta seletiva e contribuindo com a saúde publica e assistência social; Construção de usinas de reciclagem de lixo, com tecnologia apropriada; eliminação dos “lixões” e aterros sanitários existentes; Projetos de educação ambiental nas escolas e comunidades; Revisão de todos os contratos firmados pela urbana a fim de organizar a gestão na companhia.

Rogério Marinho

Regularização da coleta. A cidade está totalmente tomada pelo lixo e essa situação é apenas um exemplo da falta de planejamento que assola Natal há alguns anos. Esta é mais uma ação rotineira que, l tornou-se uma tarefa urgente a ser cumprida. O município precisa restabelecer o Consórcio Intermunicipal que permite que o lixo gerado em Natal seja acondicionado num aterro sanitário em cidade vizinha, como acontece hoje em Ceará-Mirim. Vamos investir também para que a população passe a separar ainda em casa o lixo reciclável, para diminuir os custos da Prefeitura com o lixo levado para as estações de transbordo. Para isso, vamos fazer uma campanha permanente de conscientização da sociedade, que será parceira da cidade na recuperação da nossa limpeza urbana.

Hermano Morais

Ampliação da coleta seletiva para todos os bairros de Natal. Revisão o Plano de Gestão de Resíduos Sólidos de modo participativo, observando a presença de diversos segmentos sociais – inclusive dos catadores de lixo; Manter atualizado o Plano Diretor de Resíduos Sólidos do Município de Natal; Operacionalizar uma destinação adequada dos resíduos na Região Metropolitana de Natal. Transformação do antigo lixão de Cidade Nova em um espaço urbano e ambiental qualificado. Buscar parcerias metropolitanas para estabelecer uma nova gestão técnica da Política Municipal de Resíduos Sólidos, que venha a beneficiar também a população dos municípios da Região Metropolitana de Natal; Redefinição da estrutura de Gestão da Urbana, buscando a melhoria dos seus serviços e a eficiência financeira dos recursos.

Fernando Mineiro

Adoção de um plano de reestruturação do serviço. Hoje, a coleta de lixo em Natal é totalmente terceirizada. Revisão das relações com o setor privado, assim como a questão das áreas, definindo de maneira clara e transparente as regras da coleta de lixo. Implantação, universalizando ao longo do tempo, a coleta seletiva. Tendo uma boa coleta seletiva, podemos diminuir os gastos e a quantidade de lixo que se desloca. Vamos debater a relação com a empresa que faz o aterro sanitário e com os municípios da região Metropolitana. Vamos redefinir o papel do órgão gestor, que é a Urbana. Cidade limpa tem a ver com qualidade de vida e com cidade saudável.

Calos Eduardo

A primeira coisa a fazer, assim que tomarmos posse, é desencadear um plano para fazer a limpeza emergencial da cidade. Todos estão vendo que Natal está atolada no lixo. Pelas informações que temos, isso se deve a dívidas da Urbana com as empresas de coleta de lixo. Teremos que resolver isso, assim que tomarmos posse. Durante o mandato, nossa meta é estender a coleta seletiva para toda a cidade, recuperar a área do antigo lixão de Cidade Nova, desativado na nossa gestão anterior com a construção do aterro sanitário da Grande Natal e buscarmos parcerias para que os grandes geradores sejam responsáveis pelo destino final dos resíduos que produzem.

Robério Paulino

Procederemos a uma imediata investigação, revisão e publicização de todos os contratos suspeitos das empresas do lixo com a Urbana, alvo de suspeita de fraudes por parte do MPE. Pretendemos, logo no início do mandato, fazer outro mutirão para limpar as áreas públicas da cidade. Definir e cobrar com rigor o intervalo máximo da coleta de lixo em 48 horas. Forte campanha institucional por não jogar lixo na rua e pela reciclagem do lixo e separação pela população já dentro de casa, com criação de dezenas de pontos públicos de coleta por toda a cidade, em parceria com as atuais cooperativas de catadores. Isso não é caro e economiza em saúde pública. Estudo para construção de uma estação de aproveitamento e processamento do lixo orgânico.

 

Finanças públicas

Roberto Lopes

Fazer uma auditoria para levantar os valores das dividas existentes e discutir com credores de que forma quitá-las, sem prejuízos aos serviços essenciais do município; É preciso pensar numa reforma administrativa que reduza cargos comissionados, desperdício e combate a corrupção; É preciso conter gastos e eliminar tudo que for desnecessário para o funcionamento da maquina publica.

Rogério Marinho

A primeira grande ação que faremos na Prefeitura é recuperar a capacidade de investimento do município. Para isso, vamos cortar as despesas, economizando e eliminando os gastos supérfluos. A Faxina das Despesas, como é chamado este programa em nosso plano de governo, representará o primeiro trabalho sério de gestão nas sucessivas últimas administrações de Natal. Está na hora de implantarmos a cultura do planejamento novamente na cidade. Nós vamos acabar com a administração voltada ao passado, inchada e que sofre descontrole fiscal e executivo. Ao todo, vamos reduzir em 30% o número de secretarias municipais e de cargos comissionados. Vamos garantir a qualidade fiscal, orçamentária e o controle rigoroso e austero das despesas.

Hermano Morais

Precisamos, antes de tudo, saber qual a situação dos cofres da Prefeitura. Alguns falam que a dívida é de 200 milhões, outros de 400. Mas independente do valor, é fato que Natal já se encontra numa situação de total insolvência. Precisamos recuperar o crédito e a nossa capacidade de investimento. A capital está perdendo recursos porque não tem condição de dar a contrapartida necessária para obras importantes em todas as áreas. Agora, é importante que se diga, que nós somos os mais habilitados para angariar recursos federais. Temos cinco ministérios, o futuro presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, está ao nosso lado, além do vice-presidente da República, Michel Temer. Com bons projetos, muito diálogo, vontade de fazer e compromisso, tenho certeza que o dinheiro chegará e os investimentos, inevitavelmente, acontecerão.

Fernando Mineiro

É do conhecimento de todos que a Prefeitura de Natal está mergulhada em dívidas, sem capacidade de investimentos e em atraso com fornecedores e terceirizados. Por isso mesmo, no início do nosso Governo, vamos providenciar um diagnóstico completo sobre as finanças do município, para termos em mesa quanto há de recursos disponíveis, débitos e sobre questões porventura pendentes. Nós tomaremos todas as medidas necessárias para, o mais rápido possível, retomarmos a saúde financeira da Prefeitura.

Carlos Eduardo Alves

Essa é uma grande preocupação nossa. Não sabemos qual o tamanho das dívidas que iremos encontrar. Pela situação que vemos nas ruas e pelo noticiário dos jornais, os débitos são muitos, mas só quando efetivamente tivermos essas informações de forma precisa teremos condições de avaliar o que fazer. Nossa proposta para recuperar as finanças do município passa pela revisão dos contratos atuais mantidos pela Prefeitura. Também pretendemos montar uma comissão para negociar com os credores, de modo que a Prefeitura tenha condiçõesde honrar os compromissos assumidos. Nosso objetivo é voltar a cumprir os compromissos em dia, como fazíamos na gestão passada, e recuperar a credibilidade da Prefeitura.

Robério Paulino

Suspensão imediata da dívida pública municipal e dos precatórios para auditoria e investigação pública. Revisão imediata de todos os contratos com a prefeitura.  Decisão das prioridades de ação da prefeitura e do orçamento pela própria população, em um grande congresso, com delegados eleitos em assembleias por toda a cidade. Elevação dos impostos sobre as grandes empresas, tais como construtoras, hotéis, shoppings, postos de gasolina, para elevar a receita própria e ampliar a infraestrutura e a oferta de serviços em benefício da população e demandadas fortemente por essas próprias empresas.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.