Setor eólico brasileiro revisa Carta dos Ventos

13 de novembro de 2012

Depois da reunião desta segunda-feira, com a presença do Governador Jaques Wagner, os representantes de instituições ligadas ao setor eólico, que participam da 4ª edição do Fórum Nacional Eólico, voltaram a se reunir a portas fechadas hoje (13/11). O encontro serviu para finalizar a minuta da atualização da Carta dos Ventos.

A Carta é o documento firmado entre os envolvidos no setor eólico e o poder público (governantes e parlamentares, principalmente), que expressa as necessidades e anseios do setor e visa incrementar o desenvolvimento da atividade no Brasil.  Esta é a primeira atualização do documento, desde que foi criado em 2009.

“Há várias questões a serem revistas, pois quando a carta foi escrita estávamos em outro momento. Não havia os leilões, por exemplo”, explica Jean-Paul Prates. Além dele, o diretor de meio ambiente do CERNE, Hugo Alexandre, também participou do encontro. “A questão das linhas de transmissão tem que ser vista com prioridade, pois hoje temos parques prontos, que não conseguem enviar a energia que produzem”, afirmou.

Depois de elaborada, a minuta será encaminhada ao Ministério das Minas e Energia, para análise e posterior aprovação. Além do governo Federal, a Carta deve receber o aval das casas legislativas e de todas as instituições ligadas ao setor. Só então será publicada.

Encontro a portas fechadas reuniu empresários, CERNE, ABEEólica, CTGÁS-ER, ONS e o governador Jaques Wagner, da Bahia.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.