Deu na editoria Cidades do Nominuto.com:
Em 45 dias o Cajueiro de Pirangi poderá se estender pela Avenida Deputado Márcio Marinho sem interromper o tráfego de veículos pelo local. A alternativa encontrada foi a implantação de 24 vigas, numa área de 120 metros quadrados para a construção de um caramanchão, que permitirá erguer os galhos da árvore que hoje se arrastam pela área.
Depois de tanta polêmica, essa foi a alternativa encontrada pela Associação dos Moradores do Cajueiro (Amopin), comandada por Francisco Cardoso, para garantir o crescimento do maior cajueiro do mundo, sem causar transtornos ao tráfego de veículos e à comunidade.
Com recursos próprios, a Amopin está investindo R$ 120 mil para a implantação do caramanchão. “Conseguimos a licença do Idema e a Prefeitura de Parnamirim dispensou o processo de licitação devido à necessidade de se realizar logo a obra. Na próxima temporada, certamente estaremos livres dos congestionamentos”, disse o presidente da Amopin.
A avaliação do solo foi concluída essa semana pela Consultest – Controle Tecnológico. De acordo com o encarregado da empresa, Marcos Dias, uma equipe formada por três pessoas fez toda a sondagem da área onde serão instaladas as 24 vigas. “A sondagem é necessária para que o caramanchão seja erguido com segurança e não ofereça riscos para quem transita por aqui”, explicou.
Segundo Marcos Dias, as vigas serão instaladas com um espaçamento de cinco metros e o trabalho será feito por uma outra empresa, especializada nesse tipo de serviço. Na área interna onde encontra-se plantado o cajueiro, Francisco Cardoso revelou que removeu um oitizeiro e conseguiu ganhar mais 260m2 de espaço. “Arrancamos o oitizeiro, mas plantamos outros seis na comunidade de Pirangi do Norte”, justificou.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.