Notícia publicada no blog Visor Político por Alex Viana:
Os vereadores da Câmara Municipal de Natal realizaram nesta terça-feira (29) a convocação dos representantes do Sindicato dos Transportes Alternativos do RN (Sitoparn) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Natal (Seturn), para falar sobre a implantação da bilhetagem eletrônica única na capital potiguar.
A convocação teve início com as explicações do Seturn sobre seu posicionamento em relação ao sistema de bilhetagem unificada, pois o sindicato é detentor do único sistema vigente. Segundo o consultor técnico do Seturn, Nilson Queiroga, o sindicato já realizou a implantação da tecnologia em pelo menos metade dos transportes alternativos de Natal. A informação foi refutada pelo presidente do Sitoparn Pedro Santos.
“Hoje, 630 ônibus utilizam esta tecnologia e 41 permissionários utilizam este mesmo cartão. Somente outros 41 alternativos ainda não utilizam a bilhetagem unificada. A quantidade que não utiliza é muito pequena diante de todo o sistema de transporte”, ressaltou Nilson Queiroga. “Quero dizer aos vereadores que ate o final deste mês totalizamos uma estatística de um milhão de passagens através do Natal Card nos transportes alternativos de natal”, completou.
O consultor técnico do Seturn informou que o sistema de bilhetagem unificada começou a ser implantado de maneira piloto para os permissionários em outubro de 2012. “Começamos esse projeto piloto por linhas do Planalto, Mae Luiza e Zona Norte”, disse. “O que o Seturn fez foi uma terceirização de alguns alternativos. Nós queremos implantar a bilhetagem sem ficar refém desse sindicato”, rebateu o presidente do Sitoparn. “Nós somos uma formiguinha e vamos continuar lutando, pois temos várias documentos, atas de reuniões e outras provas de que essa bilhetagem não foi implantada”, acrescentou Pedro santos.
Durante a convocação, o vereador Sandro Pimentel (PSOL) se pronunciou informando que ia se retirar da sessão em protesto pelo não comparecimento do Seturn na convocação anterior e pela nova convocação atrapalhar a pauta do legislativo. “Eu não aceito participar dessa manobra em que uma empresa grande está descumprindo uma lei e tentando esmagar sua pequena concorrente, sobretudo quando a população é a principal prejudicada”, explicou o vereador.
A sessão de convocação foi encerrada pelo vereador Júlio Protásio (PSB), apoiado pela reivindicação dos demais vereadores presentes em virtude do protesto liderado pelos permissionários que interditou as duas pontes de acesso à zona norte da capital potiguar. “Nós estamos fazendo nossa parte e temos atendido aos pleitos e ouvido as vozes dos alternativos, então não podemos ser coniventes com um protesto que impede o direto do cidadão de ir e vir”, constatou Júlio Protásio, líder da bancada governista.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.