Cultura Livre

Magna Costa é apaixonada por pessoas, leitura, locais, história, música, triathlon, vida saudável, natureza, urbanidade e todos os aspectos que embalam a cultura dos povos, raças e nações sintonizando o passado e o presente. Cidadã Brasiliense residente na bela cidade de Natal.

Amizade!

23 de junho de 2017

Hoje,é muito além de qualquer afetividade parental, sanguínea,amorosa, promíscua, hoje é sobre Amizade.

Já dizia o poeta Vinícius de Moraes em seu poema Amigos: ”…porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente, construí e se tornaram alicerces do meu encanto pela vida.“ Eles? Sim, eles, os meus amigos!

Porque são eles que fomentam minha capacidade de amar o impossível, o incompreensível, o diverso. São eles,que afastam de mim, os rótulos sociais, religiosos, raciais, econômicos e qualquer outro que sustente a facilidade de dizer vaziamente, falsamente, apaticamente ”você é meu amigo”. Construo minhas relações a partir do meu dispor em amar as pessoas incondicionalmente, não é a contrapartida que me interessa, é se eu sou capaz de amar ao próximo em condições extremas, trata-se se eu tenho servidão ao ser humano, se eu zelo por ele, é muito além de grupos de redes sociais, de fotos, de estar sempre ao lado colado, é reverso, é uma pintura íntima, é selado em minh’alma.

Fito a fragilidade das relações que se destroem ao sopro de um vento, ao desaparecer de um “convèm”, ao surgir de uma mínima discórdia, de uma dívida, de um erro, e o que era “BEST FRIEND FOREVER (BFF)” transforma-se em “bicho escurraçado, asco, invisivel” porque no vácuo de uma falha humana, se ergue o pedestal dos que se jactam do efêmero controle absoluto de pensamentos e atitudes cabais.

“O Bicho” do escritor Manuel Bandeira “O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem” esta animalização do homem nesta dicotomia dos que comem e os que não comem, não é nada diante da alma doente, egoísta, invejosa, medíocre de um ser humano que não vê o amigo, apenas se alimenta dele vorazmente com o que a amizade convém sazonalmente para saciar sua alma atroz.

E Você?  Se reflete neste outro trecho do poema Amigos de Vinícius de Moraes?  “Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação de meus amigos”. 

 

Você tem amigos? 

Você é humano?

Que bicho você é?  

 Magna Costa

 

 

 

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.