SustentHabilidade

Jean-Paul Prates é advogado e economista. Especialista em energias e recursos naturais. Foi secretário estadual de energia do RN (2007-2010). Senador-Suplente de Fátima Bezerra (RN). Presidente do CERNE e do SEERN. Trabalha e investe em projetos relacionados a energia renovável, petróleo/gás, infra-estrutura e sustentabilidade. LinkedIn: jpprates.

Qui sunt?

2 de Janeiro de 2018

O Governador Robinson Faria fez uma afirmação muito séria em coletiva à imprensa anteontem: a de que é vítima de “um movimento para enfraquecer o Governo do RN”.

Não é a primeira vez que assistimos a um governante em dificuldades clamar pela “união pelo RN” após ter desprezado apoios e governado praticamente só.

Mas quando se denunciam “ações políticas contra o Governo do Estado” bem como culpados por golpes, conspirações ou ações contrárias ao interesse público, é preciso dar nome aos bois: acusar claramente.

Quem governa ainda tem uma vantagem: pode lançar mão da inteligência que a estrutura de Estado lhe proporciona para indigitar precisamente os acusados de “agir politicamente contra o RN”.

Desde Jânio, “forças ocultas” constituem tentativas (assaz pueris e infrutíferas, diga-se) de se apontar um inimigo externo difuso e não-identificado para tentar reunir forças decepcionadas ou defraudadas pelos momentos de êxtase individualista.

Oxalá não seja o caso, mas o fato é que acusações genéricas a esmo como essa, normalmente levam ao efeito contrário: isolam ainda mais o governante que se utiliza de insinuação sem apontamento firme. Torna-se apenas uma manobra diversionista simplória.

Se o Governador tem certeza de que existe um movimento político contra o RN, deve apontar precisamente QUEM são seus líderes e veículos, proporcionando ao povo que avalie desde um mero direito de resposta à punição exemplar na urna ou nas cortes, a depender da gravidade do que quer que tenham cometido.

Eu, como povo e como eleitor, quero saber, pois considero que a palavra de um governador é respaldada por investigações e dados concretos, diferentemente de um militante ou comentarista de redes sociais qualquer.

Essa afirmativa é preocupante e deve ser levada a sério. Vamos aguardar.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.