Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Aos incautos de plantão

19 de setembro de 2016

Trechos da denúncia oferido à Justiça pelos procuradores da República na Lava Jato contra o ex-presidente Lula contradizem declarações de um dos principais delatores do esquema, o diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, afirma reportagem da Folha de S. Paulo. Veja, sem trocadilhos, que eu disse Folha.

De acordo com a reportagem, segundo os procuradores, Lula nomeou Costa para a diretoria da estatal em maio de 2004 ciente de que ele atuaria na arrecadação de propina para o PP.

Diz a denúncia da Procuradoria que Lula, como “responsável pela nomeação e manutenção” de Costa e Duque na Petrobras, “solicitou, aceitou promessa e recebeu, direta e indiretamente, para para si e para outrem, inclusive por intermédio de tais funcionários públicos, vantagens indevidas”.

A acusação destaca ainda que “por determinação direta e indireta de Lula, ao conferir o cargo ao PP em troca de apoio político, a fim de que este pudesse arrecadar propina usada para enriquecimento ilícito e financiamento eleitoral, Paulo Roberto Costa, desde sua nomeação, atendeu os interesses de arrecadação de vantagens ilícitas em favor de partidos da base aliada do governo, notadamente do PP”.

As afirmações se chocam com depoimento do ex-diretor em 5 de maio de 2015 na CPI da Petrobras, no qual Costa negou ter conversado com Lula sobre o esquema.

Indagado pela deputada Eliziane Gama (PPS-MA), ele respondeu: “Não! Não! […] Eu nunca conversei nem com a presidente atual, nem com o [ex] presidente Lula sobre esse tema. Eu nunca conversei”.

O deputado João Gualberto (PSDB-BA) foi direto: “O senhor concorda que esse esquema de corrupção foi montado pelo presidente Lula? Sim ou não?”

O ex-diretor respondeu: “Não tenho conhecimento para dar essa informação, se sim ou não. […] O que eu posso complementar para V.Exa. é que eu não entrei na diretoria em janeiro de 2003, quando o presidente Lula assumiu, eu entrei em maio de 2004, um ano e meio depois, e esse processo já existia quando eu cheguei lá”.

Além das declarações à CPI, nos depoimentos de Costa não há acusação de que Lula recebia propina.

O ex-presidente é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Ele e sua mulher, Marisa Letícia, teriam recebido vantagens da OAS que somam R$ 3,7 milhões no caso do apartamento tríplex do Guarujá. A defesa de Lula refuta a acusação.

A denúncia usa o acordo de delação do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE). Ele disse ter ouvido de Lula que o petista conversava com Costa sobre arrecadação para o PP. Contudo, a versão se contradiz com as declarações do ex-diretor.

Procurada na sexta (16), a assessoria de imprensa da Procuradoria da República em Curitiba (PR) informou ter encaminhado as dúvidas aos procuradores, porém, “eles não estão atendendo a imprensa nesta semana”.

Outra:

A jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha, coloca escreve em sua coluna que os procuradores responsáveis pelas investigações e operações da Lava Jato voltaram a receber críticas de ministros do Supremo Tribunal Federal. Conforme conta a jornalista, magistrados criticam a apresentação da denúncia feita por Delton Dallagnol e sua equipe contra o ex-presidente Lula e que nos bastidores há quem fale em comportamento espetaculoso por parte de membros da Força Tarefa.

Segundo ainda Mônica Bergamo, um dos magistrados chegou a dizer que os procuradores estão se sentindo apoiados por parte da imprensa e perdendo a base. “A falta de provas que sustentem a colocação de que Lula teria sido o comandante maior do esquema do “petrolão” foi a principal crítica recebida pela denúncia feita na última quarta-feira”, diz a colunista.

Como se observa, os procuradores da Lava Jato parecem estavam atrás de holofotes. E tiveram, sim, seus 15 minutos de fama, embora eu não tenha provas, mas tenho convicções.

A conferir!

Acesse o blogdobarbosa clicando no link http://www.blogdobarbosa.jor.br

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.