As eleições municipais de Natal e Mossoró entraram na mesa de negociação dos líderes nacionais do PSB e PT. A discussão sobre possível aliança foi deflagrada pelo presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os petistas estão empenhados em atrair o PSB para apoiar o candidato Fernando Haddad a prefeito de São Paulo. Já os peessebistas cobram reciprocidade e em troca do apoio em São Paulo colocam na lista de sucessões a receberem o apoio do PT para o PSB as capitais onde os candidatos do partido de Eduardo Campos estiverem melhor colocados que os petistas e ainda as cidades de Mossoró(distante 280 quilômetros de Natal), Crato (localizada no extremo sul do Estado do Ceará), Campinas (interior de São Paulo) e Caxias do Sul (RS).
No caso de Natal, pesquisas recentes realizadas mostraram que a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) está em segundo lugar na preferência do eleitorado, enquanto o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) aparece em quarto lugar. Prevalecendo a teoria do PSB, Mineiro apoiaria a ex-governadora. Em Mossoró, cidade também colocada na lista de reciprocidade do PT para o PSB, a candidata peessebista é a deputada estadual Larissa Rosado. O candidato petista é o reitor da Universidade Federal do Semiárido Josivan Barbosa. Se prevalecer a negociação nacional do PT e PSB, o reitor iria retirar a candidatura em prol do apoio a Larissa.
Os entendimentos dos líderes nacionais dos dois partidos ainda não foram fechados. Se de um lado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostra empenhado em fechar com o PSB no palanque de Fernando Haddad, por outro os peessebistas trazem a tônica de que é preciso “reciprocidade para fechar acordos”.
Procurada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE, a deputada federal Sandra Rosado disse acreditar no diálogo entre os líderes nacionais das duas legendas.
“Essa é uma discussão que está sendo feita pelo presidente do PSB e o presidente Lula e confiamos no diálogo dos dois, defendemos a união”, destacou Sandra Rosado.
ENCONTRO NACIONAL DO PSB
Enquanto permanecem as indefinições da aliança PSB-PT, o partido presidido pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos promoveu uma reunião com os pré-candidatos a prefeito de todo país.
“Foi muito importante o encontro, o PSB está se propondo no programa de governo a ser apresentado a cuidar das pessoas e as questões urbanas estão inseridas nisso”, disse a deputada federal Sandra Rosado, citando que durante o evento foram apresentadas as experiências bem sucedidas de administrações do PSB.
Em Natal, PSDB e PMDB lutam por espaço próprio junto ao eleitor
O plano do Democratas de unir a base de apoio à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) nas eleições de Natal, este ano, em torno de um único nome, fica cada vez mais difícil. O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e o deputado estadual Hermano Morais (PMDB), pré-candidatos governistas, estão consolidando seus respectivos projetos de forma paralela. Decididos a levar o nome de Hermano às convenções, os peemedebistas não esperam mais o apoio de Rosalba. Já Rogério Marinho tem recebido sinalizações positivas dos líderes democratas e do PMN, do presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Ricardo Motta. O racha na base, segundo os próprios membros, é praticamente inevitável.
Hermano disse ontem que sua candidatura é irreversível. Questionado sobre a possibilidade de aliança com o DEM no primeiro turno das eleições em Natal, o parlamentar reconhece que as chances são mínimas. “Acho muito difícil uma aliança com o DEM. A governadora ainda não se posicionou. Mas, o que temos visto é que a tendência do DEM é de apoiar o candidato do PSDB, cumprindo um acordo nacional entre eles. Mas vamos formar uma chapa forte com outros partidos”, declarou o peemedebista.
O pré-candidato do PMDB destacou que as conversas estão bastante avançadas com o Partido da República – PR-, do deputado federal João Maia; o PTB, do deputado estadual Ezequiel Ferreira; e o PSDC, do advogado Joanilson de Paula Rêgo. “Teremos uma coligação forte tanto na majoritária quanto na proporcional. Estamos conversando com vários partidos que ainda não definiram seu destino. Tenho certeza que formaremos um grupo bom. Estamos no processo de consolidação da nossa pré-candidatura. Eu nunca tive dúvidas da disposição do partido de apoiar esse projeto. Vamos crescer cada vez mais até as eleições”, analisou o parlamentar.
Para o deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia Legislativa (AL), peemedebistas e democratas iniciarão a campanha eleitoral em palanques diferentes. “O que estamos vendo por partedo DEM é a sinalização de apoio a Rogério Marinho. É legítimo. Cada partido apresentará seu candidato. A eleição será definida em dois turnos. No PMDB, temos a candidatura de Hermano Morais, que conhece Natal muito bem. Eu acredito no nome dele e acho que temos grandes chances”, declarou Walter.
Alves ressaltou também que é preciso unir forças em torno da candidatura de Hermano Morais para viabilizá-la. Questionado se a candidatura própria é irreversível, o deputado disse que aposta neste projeto. “Eu não posso falar pelo partido. Mas eu acredito na candidatura de Hermano Morais a prefeito de Natal. O processo agora está se afunilando. É necessário aglutinar forças políticas em torno da candidatura, pois ninguém ganha eleição sozinho”, finalizou.
Garibaldi Filho e Henrique reafirmam apoio ao candidato peemedebista
“Estaremos com Hermano e vamos caminhar por cada rua dessa cidade, para fazer dele o futuro prefeito de Natal”. As palavras do deputado federal e líder da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, deram o tom da Convenção Estadual da Juventude do PMDB, realizada no último sábado (31), na Assembleia Legislativa.
Para o líder peemedebista, a eleição de Hermano Morais é uma das mais importantes da sigla, que há 20 anos não apresenta candidatura própria na disputa majoritária, na capital. “Hermano é um candidato ficha limpa, com quatro mandatos de vereador e um de deputado estadual sem que seu nome apareça em escândalos. Tenho certeza que ele é a melhor opção para Natal”, afirmou Henrique Alves.
A opinião é compartilhada pelo senador e Ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho, que durante o evento reiterou seu compromisso com a eleição do deputado. “Essa não será uma disputa fácil. Mas estarei ao lado de Hermano andando de uma ponta a outra dessa cidade, para apresentar seu nome e fazer dele o prefeito que Natal merece”, disse.
O apoio ao deputado Estadual Hermano Morais também foi reafirmado pela Juventude do partido, por meio do presidente da JPMDB, Gleydson Macedo, que garantiu a participação dos jovens no projeto do PMDB em todo o Estado, especialmente na c.
PSDB nacional respalda Rogério
Enquanto Hermano Morais recebe o respaldo dos líderes peemedebistas e articula o apoio de novos partidos ao seu projeto, Rogério Marinho ganha apoio do diretório nacional do PSDB. Ele teve seu nome incluído pelo partido numa lista de 18 candidaturas da sigla nas capitais. Os nomes foram divulgados no site oficial da legenda.
Além de Natal com Rogério Marinho, o PSDB nacional confirma candidaturas de Otávio Leite (Rio), Nelson Marchezan Júnior (Porto Alegre), Reinaldo Azambuja (Campo Grande), Ruy Palmeira (Maceió), Zenaldo Coutinho (Belém), Leonardo Vilela (Goiânia), Guilherme Maluf (Cuiabá), Daniel Coelho (Recife), Michel JK (Macapá), Firmino Filho (Teresina) e Cícero Lucena, em João Pessoa.
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.