Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Cai o ritmo de expansão da telefonia móvel no RN

23 de julho de 2013

Notícia publicada no blog Economia do RN:

O ritmo de expansão da telefonia móvel vem passando por uma forte desaceleração. Essa desaceleração teve início ao longo de 2012 e se aprofundou agora em 2013.

Até 2011 os números da telefonia móvel no estado apresentavam uma tendência constante de forte crescimento. Naquele ano foram vendidas no RN aproximadamente 760 mil novas linhas de celulares. Foi o recorde histórico no estado.

Foto: Economia do RN

Foto: Economia do RN

Esse ritmo de expansão foi fortemente reduzido em 2012, quando “apenas” 365 mil novas linhas de celulares foram vendidas, aproximadamente a metade do que havia sido vendido no ano anterior.

Em 2013 o ritmo de crescimento continua caindo. No primeiro semestre do ano entraram em atividade somente 67,8 mil novas linhas. Portanto, se no segundo semestre esse ritmo for mantido, serão incorporadas ao sistema menos de 150 mil novas linhas esse ano.

A liderança local continua sendo da TIM, seguida da CLARO, OI e VIVO.

Uma das razões para a queda significativa no ritmo de expansão das linhas de celulares está na saturação do mercado. No RN já há 4,4 milhões de linhas, para uma população estimada em 3,2 milhões de habitantes. Portanto, há mais de 1 milhão de linhas além do número de pessoas.

Todavia, uma importante mudança parece estar em movimento no mercado de telefonia móvel. Entre 2004 e 2011 ocorreu uma progressiva perda de importância das linhas de celulares pós-pagas. Isso significa dizer que foi a telefonia pré-paga que puxou a grande expansão do mercado móvel no estado. Todavia, desde o ano passado que o número de linhas pós-pagas vem crescendo mais que as pré-pagas.

Provavelmente isso se deve à participação crescente dos smartphones que possibilitam, entre muitas outras coisas, o acesso a internet e, com isso, às redes sociais. A estratégia das operadoras parece agora estar se voltando para a substituição dos celulares pré-pagos por pós-pagos, geralmente mais rentáveis para as mesmas.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.