Candidatos eleitos no RN são diplomados

19 de dezembro de 2014

Notícia publicada no Novo Jornal:

  • RAFAEL BARBOSA
  • DO NOVO JORNAL

Os candidatos eleitos nas eleições deste ano foram diplomados ontem na solenidade realizada no Centro de Convenções, na Via Costeira. Durante o evento, os deputados federal (Walter Alves) e estadual (Ricardo Motta) mais votados, a senadora eleita Fátima Bezerra (PT) e o governador eleito Robinson Faria (PSD) discursaram para os presentes, além das autoridades do Tribunal Regional Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Foram 37 diplomados: 24 deputados estaduais, 8 federais, a senadora eleita e os dois suplentes, além do governador eleito e do vice, Fábio Dantas. Robinson Faria subiu ao palco duas vezes: a primeira para entregar o diploma do filho Fábio Faria (PSD), reeleito deputado federal; e outra para receber o seu diploma. Ele recebeu o diploma das mãos dos cinco filhos e da esposa, Julianne Faria. No momento de volta ao lugar na platéia, ele se ajoelhou e ergueu os braços, levantando o papel que continha sua diplomação.

Posteriormente, quando subiu ao púlpito, Robinson disse que não se tratava de demagogia, mas que agradecia a Deus por ter vencido a eleição. “Assim como fiz na convenção”, reforçou. O discurso de governador eleito foi o mais demorado, apesar de, no início, ele afirmar que não se ateria aos “discursos formais” para não cansar as pessoas que estavam no auditório.

Robinson Faria, Fátima Bezerra, Walter Alves e Ricardo Motta falaram de sonhos e objetivos. (Foto: Artur Melo/Nominuto.com)

Robinson Faria, Fátima Bezerra, Walter Alves e Ricardo Motta falaram de sonhos e objetivos. (Foto: Artur Melo/Nominuto.com)

Durante a fala, o governador eleito reiterou que foi essencial o apoio do Partido dos Trabalhadores e de Fátima Bezerra para a vitória nas eleições de 2014. “Fátima segurou na minha mão e disse: eu também aposto no seu sonho, na sua ousadia”. Robinson Faria voltou a falar que fará uma gestão transparente, informando para onde vai “cada centavo” gasto pelo Executivo Estadual a partir de 1º de janeiro próximo. “O governo mais transparente da história do Rio Grande do Norte”, garante.

Robinson também afirmou que fará uma gestão “humanitária” e “ousada”. “Vou governar pelas crianças, pelas pessoas anônimas que me elegeram”.

Além dos agradecimentos e reafirmações de compromissos, Robinson Faria adiantou somente uma das ações que pretende desenvolver á frente do Governo do Estado. O governador eleito disse em seu discurso que pretende propor um projeto de isenção fiscal para empresas que se propuserem a reinserir no mercado de trabalho pessoas que tiveram problemas com a dependência química e conseguiram se livrar do vício.

“Não seremos uma máquina fria e sim um governo que tenha alma e com foco nos cidadãos”. Robinson Faria disse ainda que terá coragem para emplacar suas proposições e realizar um mandato que esteja de acordo com o que ele vem prometendo desde que venceu o pleito. “Ninguém duvide nunca mais da coragem de Robinson Faria”, declarou.

Senadora eleita vai defender a reforma política

A senadora eleita Fátima Bezerra, do Partido dos Trabalhadores, foi bastante aclamada pela plateia quando subiu ao palco para discursar às pessoas que encheram ontem o auditório do Centro de Convenções. “A vida requer coragem da gente”, afirmou. Fátima iniciou o pronunciamento com a frase de Guimarães Rosa, para ilustrar uma campanha que, segundo ela, foi muito difícil de ser vencida e teve protagonismo dos eleitores.

Fátima Bezerra também falou em aliança com o governo de Robinson. “Um amigo, um parceiro de verdade”, afirmou ela sobre o governador eleito. “Vou continuar na política com solidariedade, honestidade, serenidade e dedicação”.A senadora eleita disse que ela e Robinson Faria serão “parceiros” pela evolução do Rio Grande do Norte. “Continuarei a defender os interesses do Rio Grande do Norte e ajudar a presidenta Dilma a fazer um mandato ainda melhor que o primeiro”, reforçou.

Sobre os planos para o mandato, Fátima Bezerra adiantou que vai levantar a bandeira da reforma política. “Sem medo de cortar na própria carne”, declarou.Fátima disse que vai continuar defendendo a necessidade de se realizar um plebiscito para saber o que a população quer dos políticos.

“Pôr fim ao financiamento empresarial, olhar mais para as mulheres, a juventude, os meios de comunicação”, destacou. Na hora de receber o diploma, antes do discurso, quem recebeu Fátima Bezerra no palco foi uma aluna do IFRN.

Walter Alves promete atenção ao pacto federativo

Os oito eleitos para a Câmara Federal foram representados pelo mais votado, Walter Alves, durante a solenidade. Após os agradecimentos, que incluíram o pai Garibaldi Alves, o parlamentar afirmou reiterar o compromisso de muito trabalho para a prosperidade do Rio Grande do Norte. Ele afirmou que será a voz em defesa da reforma política, do pacto federativo.

O deputado disse ainda que levantará a bandeira da estruturação do Rio Grande do Norte, para permitir mais avanços econômicos no estado. De acordo com o discurso de Walter Alves, isso inclui a melhoria da estrutura do porto, da qualidade dos serviços oferecidos no aeroporto, nas rodoviárias e ferrovias. “Para das mais competitividade econômica ao nosso estado”, justificou.

O deputado também afirmou que é a favor e que vai lutar para que seja realidade a federalização do ensino básico. Também receberam diplomas os deputados federais eleitos Betinho Rosado Segundo (PP), Felipe Maia (DEM), Rafael Motta (PROS), Zenaide Maia (PR), Fábio Faria (PSD), Antônio Jácome (PMN) e Rogério Marinho (PSDB).

Ricardo Motta defende importância do parlamento

Dos 24 deputados estaduais eleitos, dois não compareceram á diplomação de ontem. Foram Agnelo Alves e George Soares. Entretanto as faltas não geram prejuízos aos parlamentares, que podem pegar os diplomas posteriormente. Agnelo Alves faltou por motivos de saúde. E George Soares devido ao falecimento de seu avô, o ex-deputado Edgard Montenegro, liderança política de Assu.

Foto: Nominuto.com

Foto: Nominuto.com

Quem representou os eleitos para a Assembleia Legislativa nos discursos foi o deputado eleito com o maior número de votos, Ricardo Motta. Durante o discurso, o atual presidente da Casa dos deputados falou da importância da democracia e de os eleitos prezarem por ela. Ricardo Motta também destacou a eleição de Rafael Motta para a Câmara Federal. “Segue os passos do meu pai, avô dele, Clovis Motta”, afirmou.

O deputado estadual elogiou a atuação da corte do Tribunal Regional Eleitoral durante os quatro anos em que se realizou o mandato ainda vigente até janeiro e finalizou reafirmando a importância de os deputados terem consciência de que representam o povo. “O parlamento é a representação efetiva da sociedade”, atesta.

Também foram diplomados Hermano Morais (PMDB), Gustavo Carvalho (PROS), Ezequiel Ferreira (PMDB), Getúlio Rêgo (DEM), Nelter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), Gustavo Fernandes (PMDB), Márcia Maia (PSB), Raimundo Fernandes (PROS), José Adécio (DEM), José Dias (PSD), Fernando Mineiro (PT), Kelps Lima (PS) – todos reeleitos.

Além destes, os diplomas também foram dados a sete novos parlamentares: Albert Dickson (PROS), Álvaro Dias (PMDB), Galeno Torquato (PSD), Disson Lisboa (PSD), Cristiane Dantas (PC do B), Carlos Augusto Maia (PT do B), Jacó Jácome (PMN) e Souza (PHS).

Clique aqui para ver a publicação original

Eleitos falam sobre perspectivas dos mandatos durante diplomação

Saiu no Portal Nominuto.com:

Penúltima etapa do processo eleitoral, nesta quinta-feira (18), ocorreu a cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos pelo Rio Grande do Norte, no Centro de Convenções. A solenidade marca a entrega do documento oficial que reconhece a validade da eleição dos candidatos. Última etapa ocorre no dia da posse de cada cargo.

Foram diplomados o governador eleito, Robinson Faria (PSD), vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), senadora Fátima Bezerra (PT), primeiro suplente Jean Paul Prates (PT), segundo suplente Theodorico Netto (PCdoB), além dos oito deputados federais e 24 estaduais.

Foto: nominuto.com

Foto: nominuto.com

Representando a Assembleia Legislativa e os deputados estaduais eleitos e reeleitos, o deputado e presidente da AL, Ricardo Motta (PROS) parabenizou os candidatos escolhidos pela população, principalmente o seu filho, Rafael Motta (PROS), eleito deputado federal. “É um instante de profunda alegria e emoção”, disse.

O deputado ainda destacou que o momento é de união e convidou os colegas a “fazerem mais pelo Rio Grande do Norte”. Ricardo acrescentou. “Estamos iniciando um novo momento e neste cenário é preciso maturidade diante da conjuntura nacional e requer moderação e responsabilidade dos homens públicos”.

Na sequência, o deputado federal eleito com maior número de votos, 191.064 no total, Walter Alves (PMDB) frisou as potencialidades do estado e firmou um compromisso para com a sociedade. “Nosso trabalho pode e deve contribuir decisivamente para consolidação de avanços socioeconômicos , atendendo as aspirações, desejos e necessidades da população do nosso estado”, falou.

A senadora eleita, Fátima Bezerra (PT), ressaltou sua impressão da campanha. “Se caracterizou por um ato de coragem, ousadia, fé, ousadia e força popular. Eu serei eternamente grata ao povo do RN”. A petista ainda voltou a ressaltar suas raízes populares e o protagonismo político do povo. “É fato que do ponto de vista da história, há um protagonismo político quando, pela primeira vez, a maioria do povo do RN escolheu como sua representante no Senado Federal uma professora, uma mulher do povo, que não vem da tradição política e oligárquica”.

"Eu sou eternamente grata ao povo do Rio Grande do Norte", garantiu Fátima. (Foto: Divulgação/Assessoria)

“Eu sou eternamente grata ao povo do Rio Grande do Norte”, garantiu Fátima. (Foto: Divulgação/Assessoria)

Aclamado pelos presentes na sessão, o novo governador, Robinson Faria (PSD) abriu seu discurso cumprimentando aos presentes e falando, também, da parceria com Fátima Bezerra. “Uma mulher corajosa, do povo como ela mesma diz, que aceitou a missão e teve a coragem e ousadia para ser minha companheira. Para mim foi um grande orgulho”. Robinson ainda destacou que a sua vitória não teria sido completa se Fátima não tivesse sido eleita senadora.

O novo governador falou dos desafios para realizar o sonho de se tornar o chefe do Executivo Estadual. “Este momento parecia um sonho impossível. Há três anos eu era o candidato de mim mesmo, mas nunca me colocaram em dúvida ou me fazer não acreditar no sonho”. Robinson ainda falou do apoio da família e da parceira com o Partido dos Trabalhadores.

Clique aqui para ver a publicação original

 

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.