Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Confecções usam elementos do sertão para gerar negócios no RN

17 de junho de 2013

Notícia publicada no portal No Ar:

A ideia de transformar elementos da cultura sertaneja em inspiração para criar peças de vestuário está transformando a realidade de pequenas confecções do interior do Rio Grande do Norte. Por meio do curso Moda e Design, realizado pelo Projeto de Confecções do Sebrae no Rio Grande do Norte, pequenos e médios empreendedores do Alto Oeste Potiguar agregam valor aos produtos e elevam a competitividade empresarial. O resultado do trabalho, inspirado na temática “Tesouros do Sertão” foi apresentado em desfile, ocorrido na noite desta quinta-feira (13), em Pau dos Ferros.

Roupas desenvolvidas no interior do Estado (Foto: Francisco Givanildo de Lima)

Roupas desenvolvidas no interior do Estado (Foto: Francisco Givanildo de Lima)

As coleções apresentadas pelas seis empresas participantes da capacitação remetem a atividades econômicas, como as tradicionais olarias do município de São Francisco do Oeste, a extração de minérios da cidade de Tenente Ananias, assim como a arquitetura, religiosidade, fauna e flora da região. “Existe uma ambiente muito favorável, e precisamos aproveitá-lo. Com esta capacitação, queremos que as empresas ganhem, não só dinheiro, mas mudem a realidade da região, ao se tornarem mais competitivas”, ressalta o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

Durante o período da capacitação, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de outubro de 2012 a fevereiro deste ano, representantes das empresas Companhia do Pano, Fioch, Giza, D’Pele, Ellis Moda Íntima e Porfírio’s Confecções receberam orientações relativas a temáticas como História da indumentária, estudos de tendências e desenho de moda. Os estudos, que totalizam 350 horas, incluem ainda modelagem básica industrial e modelagem de adaptação.

De acordo com a empresária Eunice de Oliveira, da Fioch, a participação no curso significa um avanço no processo de produção das empresas participantes. Segundo ela, a capacitação dará um novo impulso aos negócios. “Estamos muito felizes com o resultado que obtivemos, e estamos certos de que mudamos completamente nossa visão de mercado e de criação das peças. Isso mudará a forma que vamos encarar o mercado”, avalia.

Para a gestora do Projeto de Confecções do Sebrae-RN, Verônica Melo, o principal diferencial do curso Moda e Design desenvolvido junto às empresas da Região do Alto Oeste é a agregação das instruções teóricas às consultorias individualizadas, aplicadas em cada empreendimento. “Já desenvolvemos o curso em outras regiões, mas de forma isolada, nunca em grupos, como fizemos aqui, e acredito que as empresas têm muito a ganhar, pois, além da teoria, comum às outras capacitações, também aliamos as consultorias, em cada negócio”, detalha.

Inspirados nas olarias

O pequeno município de São Francisco do Oeste possui cerca de 4 mil habitantes, e foi justamente em uma das atividades econômicas mais representativas da cidade, as olarias, que a Profírio’s Confecções buscou inspiração para criar a coleção verão 2014. A empresa funciona há mais de duas décadas no município,

Com pouco mais de 20 anos de atividades, a empresa, que teve início na residência da família, hoje fabrica cerca de 25 mil peças, principalmente do vestuário masculino, ultrapassa as dividas do Rio Grande do Norte, e já são comercializadas nos estados da Paraíba, Ceará, Maranhão, Bahia e Goiás.

Segundo o design gráfico da empresa, Lindenberg Lima, o sucesso se deve, principalmente, ao empenho e à busca pela inovação nos processo de produção. “Estamos sempre buscando inovar, e buscar um diferencial no mercado. Para isso buscamos parcerias importantes, como a que fazemos com o Sebrae, e melhoramos nosso processo de produção, como aconteceu nesta capacitação”, frisa. Com o funcionamento da empresa são gerados um total de 115 empregos diretos no município.

Clique aqui para ver a publicação original

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.