Em Natal, livraria lotada para ouvir André Trigueiro

25 de março de 2012

O sábado (24/03) foi de auditório lotado e muita expectativa para ouvir o que o jornalista André Trigueiro, um dos ícones do jornalismo ambiental brasileiro, tinha a dizer. André veio a Natal a convite do diretor-geral do CERNE, Jean-Paul Prates, para lançar o livro Mundo Sustentável 2.

Antes dos autógrafos, foi hora de dar o recado aos potiguares. Com a participação do anfitrião e também do diretor-geral do IDEMA Gustavo Szilagyi, André Trigueiro expôs suas ideias sobre meio ambiente e sustentabilidade e respondeu às perguntas do público presente.

Alguns dos pensamentos expostos durante esse bate-papo você confere aqui:

“O brasileiro está vivendo em média 74 anos. Cada um gera em média 2 quilos de lixo por dia. Isso dá aproximadamente 40 toneladas durante uma vida toda. É muito lixo….””São Paulo é a cidade mais rica do Brasil. Lá a velocidade média dos carros diminui a cada dia… Em São Paulo os carros só correm em comercial de televisão… E  com os  engarrafamentos os carros passam mais tempo em funcionamento, gerando mais CO2 e aumentando a poluição. O resultado é que a população de lá hoje já vive, em média, 2 anos a menos por essa causa”.

“Não é o número, a quantidade de pessoas que me preocupa com relação ao futuro e sim a qualidade das pessoas que habitarão o mundo.”

“Tenha tempo para o próximo.”

aprendi com os formigueiros . Se não tivermos consciência e formos à luta, vamos todos sucumbir.”

“Doei os direitos da obra para o CVV porque admiro muito o trabalho realizado por eles e quero fazer a minha parte. E acho, também, que o trabalho deles é, de alguma forma, parecido com o meu. Porque minha luta é pra evitar o ‘ecocídio’.”

“O que você acredita você tem que verbalizar e praticar.  E não é fácil. Vou contar… meu carro é motor mil, flex. Uso álcool porque polui menos.  E quando eu entro na garagem da empresa só tem carrão. Eu entro com meu ‘mil’ e o meu ‘mil’ eu não lavo! (Só quando minha esposa reclama que está há muito tempo sem chover  é que eu levo pra limpar.) E, dependendo do porteiro que está lá, eu tenho que escutar a mesma piadinha de sempre: ‘Aí, doutor! Tirando onda de pobre, né?’ ”

“O único jeito de mudar é lutando…. É preciso se expor…. Ou vocês acham que eu não me exponho quando digo todas essas coisas?…. Vamos fazer mais do mesmo ou vamos fechar pra balanço?”

“Não me chama pra coletar lixo! Eu acho que a gente  não tem que coletar o lixo dos outros. A gente tem é que dar duro em quem tá sujando!”

“Eu tô falando por mim, mas a pergunta que você tem que se fazer é ‘onde… por quem meu coração tá batendo?’ e se engaje naquela luta!  Minha causa é o CVV, pq a VIDA É URGENTE!”

“Eu já perdi meus dois pais, e a imagem deles, que eu guardo no meu coração, é de coisas que eles fizeram e não das coisas que eles falaram. Então, dê o exemplo!”

“Eu acho o máximo o verbo incomodar. Quem não incomoda não  faz a diferença! Lembra de quem fez história na humanidade e vê se essa criatura não incomodou… ”

“O que a gente precisa fazer é abrir mão de algo que nos é conveniente, sair da zona de conforto em nome de uma utopia. Vida é desafio. Se você não se sente desafiado, acordar de manhã e ir a algum lugar não tem sentido…”

“O planeta não precisa da gente,  mas a gente precisa…  de água limpa, de terra fértil e de ar puro!”

“LUTE!”

André Trigueiro
Natal, 24/MAR/2012

 

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.