Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Em Natal, veículos que coletam lixo terão GPS

18 de julho de 2013

Notícia publicada no Novo Jornal:

Ainda neste ano todos os veículos que compõem a frota da Companhia de Limpeza Pública de Natal (Urbana) deverão operar com um GPS integrado. A intenção é promover um maior controle do serviço prestado por meio de monitoramento à distância. O edital do projeto de licitação da limpeza pública, divulgado esta semana, prevê que quando o resultado sair, e as empresas vencedoras forem contratadas, elas próprias instalem os equipamentos.

Atualmente alguns caminhões já rodam com GPS, mas a função não tem nada a ver com o previsto no edital. Apenas as caçambas possuem a tecnologia, usada para controlar as horas de serviço dos caçambeiros. O modelo de inserir um GPS em caminhões de coleta de lixo público não é novidade. No Nordeste, São Luis (MA), Maceió (AL) e Recife (PE) são três capitais que já possuem o modelo. Em São Paulo, o sistema existe há aproximadamente cinco anos.

Toda a frota da companhia de limpeza de Natal deve receber o novo equipamento. Atualmente, a Urbana opera com 100 veículos e com a nova licitação, a frota para atender a cidade dobrará de tamanho.

Todos esses veículos, até mesmo os carros pequenos destinados à fiscalização, contarão com um equipamento de monitoramento. O controle será feito principalmente de uma sala localizada na sede da Urbana, com monitores de LCD com as imagens do mapa de Natal e as rotas dos caminhões e carros.

“Queremos usar a tecnologia pra facilitar ainda mais nosso trabalho. Será um monitoramento 24 horas, sete dias por semana e que não apresenta falhas. Se eu quiser saber onde um veículo X estava há um mês, eu puxo o histórico dele e checo”, comentou o diretor de operações da Urbana, Glauber Nóbrega.

“Vamos saber onde todo mundo está: se [a equipe] está no local certo de trabalho; vamos monitorar tudo. Teremos uma sala de monitoramento no setor de fiscalização, onde haverá várias telas e será possível ver em que ruas estão; se o veículo está parado, andando ou se o funcionário está no almoço”, explicou Nóbrega.

De acordo com ele, a ideia de implantar os GPS surgiu após denuncias de que os caçambeiros estavam realizando serviços que não competem à companhia de limpeza em áreas indevidas. Todas as denúncias foram averiguadas ou por fiscais ou pela comissão de inquérito da Urbana, que apura qualquer questão referente ao pessoal da própria companhia ou quanto às terceirizadas contratadas.

Foto: blog Tulio Lemos

Foto: blog Tulio Lemos

“Já existia o sistema só pros veículos da coleta manual de entulho, e era usado exclusivamente pra controle de horário. E já fizemos uma mudança para ser por serviço efetivo. Flagramos gente que ia para casa almoçar e depois vinha cobrar o horário do almoço. A partir desse controle vamos evoluir para fazer o controle de tudo”, lembrou o diretor de operações.

As próprias empresas que vencerem a licitação do lixo devem instalar o GPS. Assim que o resultado sair, será convocada uma reunião para a definição de um sistema único a ser implantado “para que a informação chegue de uma forma só para a gente”, como explicou Glauber.

A modalidade escolhida para a concorrência pública divulgada na segunda-feira passada foi a de registro de preços. O período de vigência dos contratos com as empresas vencedoras será de 60 meses e terá um valor aproximado de R$ 370 milhões de reais.

As empresas interessadas terão 30 dias para retirarem o documento, se habilitarem junto à Urbana e apresentarem suas propostas, processo que deve ser finalizado no dia 23 de agosto. Depois disso, a Urbana terá quinze dias para analisar as propostas e então escolher as vencedoras da concorrência.

INTERNET
A Urbana estuda disponibilizar para todos os interessados o acesso ao monitoramento via internet. Tanto o encarregado de fiscalizar os caminhões vai poder acessar de casa para monitorar onde está o veículo, quanto um cidadão comum que estiver em casa e quiser observar em que ponto está o veículo que faz a coleta de sua rua. “A própria sociedade vai poder consultar via internet. A ideia a gente já tem, vamos só discutir com as empresas vencedoras pra firmar como será elaborada. Provavelmente você vai poder acessar o site e poder consultar os dados de onde você quiser”, adiantou Glauber Nóbrega.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.