Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Erro dos institutos de pesquisa foi destaque nas eleições do RN

9 de outubro de 2012

Deu no blog do BG:

Sobre as eleições 2012 uma coisa é fato: as pesquisas de opinião foram as grandes derrotadas.

Erros, erros e mais erros se sucederam. Pesquisas de opinião apontavam uma tendência, mas nas urnas as coisas foram  diferentes.

Um caso emblemático é o de Mossoró. Por lá, o instituto mineiro de pesquisas Vox Populi apontava a vitória da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), com 48% das intenções, e em segundo a candidata Cláudia Regina (DEM), com 42% de preferência do eleitor. No domingo, a situação foi totalmente inversa. Cláudia Regina foi eleita a nova prefeita, com 50,90% dos votos válidos, contra 46,97% da segunda colocada, a deputada estadual Larissa Rosado.

Foto: jangadeiroonline.com.br

E o que dizer de Parnamirim? O instituto potiguar Start mostrava, no dia 05 de outubro, que o deputado estadual Gilson Moura (PV) estava à frente, com 40,8% da intenções de vota, contra os 40,5% do atual prefeito Maurício Marques (PDT). Para a Perfil, do dia 01, Marques teria 49,09% e Gilson Moura com 24,41%. Já na Certus, naquele mesmo dia, Maurício aparecia com  47,79% das intenções, ante 29,65% do pevista.

O que aconteceu? Bem, Maurício Marques venceu de lavada. Foi reeleito com 55,41% dos votos válidos, ou 43.602 votos. O candidato do PV, obteve 30.903, ou 39,27%. Uma diferença de mais de 12 mil votos.

Em Natal, a situação de Natal não foi diferente. O IBOPE apontou vitória no primeiro turno de Carlos Eduardo (PDT), com 51% dos votos, mas conseguiu apenas 40,42% e ainda teremos um segundo turno.

Outro erro crasso foi do Vox Populi. Na pesquisa, a diferença entre Carlos Eduardo e a soma de todos os demais candidatos estava em 15%. Carlos teria com 48% (1 ponto a mais que a pesquisa de setembro) enquanto os outros cinco candidatos teriam 33% juntos. O que se viu, no entanto, é que as projeções estavam erradas da forma mais absurda possível.

Ainda para a capital, o único instituto a cravar o segundo turno foi o Certus. Todavia, a pesquisa não ficou longe de erros.

Carlos Eduardo aparecia com  40,16%, em 02 de outubro, enquanto Hermano Morais (PMDB) estava com 19,49%. O candidato do PT, deputado Fernando Mineiro, estava com  13,26% O deputado Rogério Marinho (PSDB) os 8,38%. A soma dos adversários de ficou em 43,37%, 3,21 pontos a mais do que Carlos Eduardo. Já as urnas mostraram que a soma dos adversários de Carlos Eduardo chegou aos 59%. Ou seja, 19 pontos acima do que ele apurou na eleição.

O interessante notar que, entre janeiro e outubro, foram realizadas 33 pesquisas de intenção para Natal. Destas, apenas uma apontou para o segundo turno. Além disso, nenhum dos institutos captou o crescimento do deputado estadual Fernando Mineiro (PT) na preferência da população. Ele, por sinal, foi o grande responsável pela ocorrência do segundo turno na cidade – e por pouco não tomou o posto de Hermano Morais na disputa do dia 28. Mineiro terminou a eleição com 22,63%, 85.915 votos mil votos.

Interior

Ainda pode ser citado o caso de Ceará-Mirim. Por lá, outra vez a Start, em pesquisa do dia 24 de setembro, a ex-prefeita Edinólia Melo (PMDB) liderava a sucessão com 28,2%. O segundo lugar seria do prefeito Antonio Peixoto (PR) com 22,3%. Com a abertura das urnas, viu-se a reeleição de Peixoto, com 31,96% dos votos válidos, enquanto Edinólia obteve 30,13%.

O instituto Consult, no dia 04 de outubro, apontava para uma vitória tranquila de Bruno Patriota (PSD) em Ielmo Marinho. Ele aparecia com 52% das intenções de voto, frente a seu adversário, Dr. Cássio Castro (PMDB), com 33,78%. Já nas eleições, o resultado mostrou que Patriota venceu a disputa por apenas 165 votos. O prefeito eleito teve 50,98% (4.281 votos) e o adversário ficou com 49,02 % (4.116 votos).

Em Acari, a pesquisa Perfil, do dia 25 de setembro, colocava o atual Prefeito Tom (PR) na dianteira, com 47%, e em seguida vinha Isaias Cabral (PMDB), com 38,75%. O resultado final mostrou que o novo prefeito de Acari é Isaias, com 51, 57% dos votos válidos.

No município de São Paulo do Potengi, a pesquisa da Consult fez jus ao resultado das urnas. A pesquisa acertou na vitória de Naldinho (PSD), mas errou feio nos cálculos. O instituto apurou que o prefeito teria 64% da intenção de votos, mas, ao fim da eleição, ele obteve 59,14% dos votos válidos. Outra pesquisa acertada foi a Perfil no município de Maxaranguape. Por lá, em 02 de outubro, segundo os prognósticos feitos, a  prefeita Neidinha seria reeleita com facilidade. O instituto cravou em 50,25%  as intenções de voto, só que ela, no domingo, obteve 56,57% dos votos válidos.

Clique aqui para ver apublicação original

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.