Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

Está pensando em ir ao protesto deste domingo contra a presidenta Dilma?

14 de agosto de 2015

Um texto de um autor desconhecido publicado no meu blog (blogdobarbosa) há cinco meses, muito bem elaborado e atual. Vale uma reflexão sobre o seu conteúdo.

– Hoje substituo o Editorial por um artigo que me foi passado, via WhatSapp, sobre as manifestações deste domingo. Um texto de um autor desconhecido, mas muito bem elaborado. Vale uma reflexão sobre o conteúdo abaixo.

– Está pensando em ir ao protesto deste domingo contra a presidenta Dilma? Vá. Mas vá em paz. Não estimule e não aprove o ódio.

Vá sabendo que a disputa de ideias é o grande trunfo da democracia, e que isso é uma conquista recente do povo brasileiro. Nem sempre foi assim.

Temos um teste importante. Um teste de tolerância. Temos uma democracia jovem, mas que tenta se tornar adulta. Se nossa democracia não suporta duas manifestações distintas – a da defesa da Petrobras e da preisenta Dilma ocorrida na sexta-feira (13) – é porque talvez ela não seja tão forte como pensamos.

Mas tenha calma. Não espalhe o ódio e nem boatos pelos Whatsapp, rodas de amigos e redes sociais. Isso só aumentará o abismo que tem separado famílias, amigos e irmãos.

Não é verdade que apenas a elite está insatisfeita com o governo. Tem muita gente brava com o ajuste fiscal, aumento de preços no mercado, aumento do preço do combustível e os sacrifícios da classe média.

Além disso, todo mundo está de saco cheio da corrupção que assola o Brasil em todas as esferas e partidos políticos.

Sabemos que o PSDB é mais protegido pela imprensa, mas sabemos também que o PT, que governa o Brasil há 12 anos, tem muita responsabilidade, ou por ação ou por omissão.

Mas você parou pra pensar que o doleiro Youssef não foi envenenado e não morreu na véspera da eleição como você recebeu pelas redes sociais e espalhou para seus conhecidos?

Percebeu que Dilma não congelou a poupança, como falaram na eleição e voltam a falar agora, com áudio e tudo?

Percebeu que a internet nunca foi cortada, nem o Facebook tirado do ar,  como você também recebeu por mensagem, viu que o dono da Friboi disse nunca ter visto o Lulinha e que várias outras histórias são mentiras?

Pesquise você na internet. Procure sites confiáveis. Ouça todos, mas se mova por suas convicções. Pesquise quantas leis e instrumentos existem hoje para combater a corrupção e que não existiam antes.

Confira quantos funcionários públicos são afastados e presos por corrupção hoje e quantos eram presos há décadas atrás.

Seja sincero: Percebeu que essas mensagens circulam sempre sem mostrar a fonte? Que a frase é sempre “Ouvi de uma fonte segura”  ou “saiu na Folha de São Paulo”,  mas nunca mandam o link?

A pergunta é: quem espalha esse tipo de boato, sem conferir,  e que alimenta o pânico na população e acirra os ânimos,  é inocente ou mal intencionado?

O que você acha de alguém que inventa um boato sobre você ou te trata com ódio?

Por isso amigos, se manifestem pelas suas causas e sonhos. Pelo Brasil que você quer. Mas faça sem ódio, sem boato, sem revanchismo e de forma pacífica. Afinal queremos todos um Brasil melhor para nossos filhos e netos.

 

– See more at: http://blogdobarbosa.jor.br/?p=104801#sthash.54C3eIhO.dpuf

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.