Daniel Turíbio

Daniel Turíbio é jornalista da agência Smartpublishing Mídias em Rede. Já trabalhou com mídia impressa, rádio e assessoria de comunicação. Reside em Natal/RN.

Exportações do RN crescem 15% no primeiro semestre de 2012

25 de julho de 2012

Deu na editoria de economia do portal Mercado Aberto:

Apesar de apresentar uma queda de 20% no mês de junho em relação ao mesmo período do ano passado, o RN fechou o semestre com alta de 15% no valor exportado.

O Rio Grande do Norte está exportando mais do que no ano passado. Somente no primeiro semestre de 2012 registrou 15,9 milhões de dólares a mais, o que representa um crescimento de 15% no valor exportado.

De janeiro a junho de 2012, o estado contabilizou cerca de 122 milhões de dólares em produtos comercializados para outros países. Se comparado ao mesmo período de 2010 e 2011, essa é a primeira vez que o Estado exportou mais do importou, terminando o semestre com saldo positivo na balança comercial.

“As importações de material para a construção de parques eólicos impactaram negativamente na balança comercial nos dois últimos anos, agora algumas peças já são produzidas aqui”, explica

Otomar Lopes, Coordenador de Desenvolvimento Comercial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. (Foto: Portal Mercado Aberto)

.

O minério da região do Seridó e os pescados, em especial o atum, conseguiram gerar um incremento bem acima de 100%, o que refletiu positivamente nos números. Mas a castanha de caju ainda figura como o principal produto exportado pelo Rio Grande do Norte, representando mais de R$ 22 milhões no volume geral de exportações.

Apesar de a maioria dos produtos ser originada do agronegócio, a pauta de exportações do RN está sendo diversificada, o que para Otomar Lopes, contribui para o incremento.

O Coordenador de Desenvolvimento Comercial também ressalta a importância das exportações para o estado. “Apesar de não impactar diretamente no PIB, as exportações geram emprego e renda no interior. Em época de safra, há um aumento de quase mil funcionários nas empresas produtoras de melão em Mossoró”.

Para o segundo semestre, a expectativa é que haja um incremento ainda maior, com o retorno das exportações de sal e açúcar, que no primeiro semestre estiveram voltados para o mercado interno. Além do sal e açúcar, outra expectativa é em relação a safra do melão, principal produto de exportação, prevista para começar em dezembro.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.