Festival de Jazz movimenta praia de Pipa

7 de agosto de 2013

Notícia publicada no Novo Jornal:

Desde que surgiu no começo do século passado pela batida pulsante dos guetos de Nova Orleans, nos Estados Unidos, o jazz ultrapassou fronteiras e acabou se firmando como um dos estilos mais sofisticados de música. Entre os dias 22 e 25 de agosto, este será o ritmo que invadirá a praia de Pipa, no litoral sul, durante a 4ª edição do Fest Bossa & Jazz, cuja programação prevê atrações de nomes locais, nacionais e internacionais como a potiguar Khrystal, Ivan Lins e o aclamado guitarrista norte-americano Stanley Jordan.

Ao todo, 13 atrações irão se revezar entre os dois palcos que serão instalados este ano. O maior deles ficará no estacionamento do Pipa Park, uma área de 18 mil metros quadrados, localizada na rua Baia dos Golfinhos, a principal da praia. Já o segundo palco, onde será iniciada a programação musical dos quatro dias de evento com o “Good Morning Jazz” às 10h30, será montado no largo da igreja de Pipa.

3ª edição do Fest Bossa & Jazz, em 2012. (Foto: Agata Gravanti/Divulgação)

3ª edição do Fest Bossa & Jazz, em 2012. (Foto: Agata Gravanti/Divulgação)

“A gente continua com a mesma filosofia dos anos anteriores, que é fazer o entrosamento entre músicos locais e as demais atrações”, comenta Juçara Figueiredo, idealizadora do evento, citando, por exemplo, o último dia do festival, quando o grupo potiguar “Gustavo Cocentino & Blue Mountain” tocará no palco principal com o norte-americano J.J. Jackson, às 21h30.

“Sou muito criteriosa musicalmente para selecionar o que estará no festival”, afirma Juçara, que, além de produtora cultural, também já foi cantora. Segundo a sua avaliação, uma das missões do Fest Bossa & Jazz é desmistificar o ritmo norte-americano. “O que acontece também é que muita gente não sabe que já ouve e gosta de jazz, por não saber definir muito bem o ritmo. Chegam e se surpreendem quando descobrem que aquele tal artista não canta MPB, e sim jazz”, conta.

“Temos que pensar bastante para agradar o maior número de pessoas possível porque não pode sofisticar demais. Procuro o jazz como a raiz, mas também entram todos os estilos que surgem dele, como a bossa nova, o blues e a música instrumental”, complementa a produtora, garantindo que organizar o Fest Bossa & Jazz é um carnaval. “A gente acaba uma edição e começa a trabalhar na outra”, define.

A vinda de Ivan Lins para o festival estava sendo negociada há pelo menos dois anos, mas por problemas de agenda e orçamentários a participação dele só foi viabilizada em 2013, momento que Juçara considera como um dos mais especiais para o evento até agora. “Com certeza a presença de Ivan é uma conquista porque ele é o músico brasileiro vivo mais gravado do mundo”, argumenta.

O cantor e compositor virá com a banda completa e ainda vai aproveitar a ocasião para ministrar uma palestra socioambiental para jovens e crianças da rede pública de Tibau do Sul. “A presença dele aqui é ainda mais especial se você analisar a situação política em que o país está mergulhado e lembrar que ele viveu momento semelhante em 64 com a ditadura. Se você pegar as músicas dele, em parceria com o Vitor Martins, vai perceber isso”, comenta a produtora. O show do artista carioca será na sexta-feira, 23 de agosto, logo após a cantora potiguar Khrystal esquentar o palco.

Já no sábado, dia 24, Juçara destaca a apresentação do guitarrista norte-americano Stanley Jordan, conhecido como o idealizador do “jazz fusion”, ramificação mais popular do ritmo por causa da mistura com outros elementos vindos do rock e funk (americano). “Ele toca guitarra com uma técnica tão maravilhosa como se estivesse tocando piano. Muitos vão parar para ouvi-lo, tenho certeza”, diz. “Ele foi o cara que fundiu o jazz mais tradicional e jogou o fusion no mundo, tanto o apreciador da música quando o leigo se encanta”, considera.

Clique aqui para ver publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.