Coluna do Barbosa

Carlos Alberto Barbosa é jornalista, natural de Natal (RN), formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 1984. É ainda autor do blogdobarbosa e assina uma coluna no portal Nominuto.com​

FHC falou, falou e não disse nada

26 de outubro de 2015

Quem assistiu a entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, deve ter observado que FHC falou, falou e não disse nada. Aliás, alguns dos entrevistadores mais pareciam levantadores de bola de seleção de vôlei, caso do jornalista Augusto Nunes, que conduzia o programa.

Numa das perguntas feitas sobre a compra de votos para a sua reeleição, FHC chegou a ser cômico. Disse achar que pode ter havido compra de votos, mas foi entre eles, os parlamentares. Melhor rir pra não chorar. Se fosse Lula iam dizer que não sabia de nada. FHC também não sabia de nada, segundo o próprio.

Olhem a pérola:

– Se houve compra [de votos], não foi minha, não foi do PSDB. Se houve compra, foi coisa deles [dos parlamentares]. Não duvido [que possa ter havido]. Mas condenamos, afirmou.

Outra piada: dizer que todo mundo queria a sua reeleição. Quem cara pálida, quem é esse todo mundo? A sociedade, por acaso? Não lembro de nenhuma pesquisa que retratasse isso. Só na cabeça de FHC.

Sobre Dilma disse considerar “pessoalmente honrada”, e que teria dito isto numa entrevista a uma revista alemã. Indagado se não era uma contradição achar Dilma honrada e criticar o fato dela ter deixado acontecer o que aconteceu com a Petrobras, usou da desfaçatez: considerou que Dilma é honrada como mulher, mas como política não. Como pode isso? Ou você é uma pessoa honrada pra tudo ou não é, concorda caro leitor?

– Ela é pessoalmente honrada. Politicamente, ela também é responsável [pelos desvios na estatal”, disse FHC. “Quanto ao Lula, eu tenho que esperar para ver. […] Eu não posso dizer [que ele não tenha se beneficiado da corrupção].

Fato é que FHC falou, falou e não disse nada. Certamente o seu diário, ao se levar em consideração o que ele disse na entrevista, deve ser a mesma coisa.

Melhor relembrar uma celebre frase atribuída a FHC: “esqueçam o que eu disse e o que eu escrevi”, o que ele também negou que tivesse dito.

Rio pra não chorar!

 

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.