Fruticutura potiguar conquista compradores internacionais

29 de setembro de 2014

Do riograndedonorte.net:

A qualidade dos produtos presentes na fruticultura do Rio Grande do Norte, seja das frutas já mundialmente conhecidas, ou dos derivados, como doces e geleias, atrai cada vez a atenção de empresários de diversos países. A aproximação entre produtores potiguares e compradores de outras partes do mundo, por meio de eventos voltados para o setor, estimulam o processo de comercialização. Além de participações já tradicionais, como de empresários dos Estados Unidos, a fruticultura potiguar vem atraindo compradores de diversos países como, por exemplo, a Rússia.

Andrey Kolchevnikov representa a Azbuka Ukusa, rede de supermercados com 78 lojas espalhadas pela Rússia e veio a Mossoró com o objetivo de adquirir diretamente dos produtores potiguares. Antes, os produtos brasileiros eram adquiridos por meio de fornecedores da Holanda.
“Na rodada tive contato com fornecedores bem interessantes, com produtos de excelente qualidade, podendo fechar negócio logo que acabe a feira. O melão é um dos principais produtos que buscamos”, explica.

O brasileiro Marcelo Batista, que mora e possui uma empresa nos Estados Unidos, acredita que, além da qualidade reconhecida da fruta potiguar, a qualificação dos empresários e a boa imagem do Brasil nos Estados Unidos após a realização da Copa do Mundo de Futebol ajudam na consolidação de novos negócios.

(Foto:Divulgação)

(Foto:Divulgação)

“Participei de quatro bons encontros na rodada, e conheci produtos maravilhosos, como umas geleias diferenciadas que têm tudo para fazer um enorme sucesso lá nos Estados Unidos. Mas além desta qualidade do produto, o preparo profissional faz a diferença na hora de fechar negócios”, atesta.
A Rodada Internacional de Negócios contou ainda com a participação de compradores da Guatemala, Panamá, Itália e México, mais de 40 encontros de negócios na Expofruit. A feira conta ainda com uma rodada de negócios nacional e uma rodada governamental, destinada a estimular as compras governamentais junto aos produtores da agricultura familiar da região de Mossoró.

Abertura

De acordo com o presidente do Comitê Executivo de Fruticultura do Rio Grande do Norte, Luis Roberto Barcellos, a feira se consolida, a cada edição, como importante instrumento de desenvolvimento de novos negócios para a fruticultura potiguar.“A fruticultura representa muito para a nossa região, e a Expofruit tem contribuído muito, a cada edição, para fortalecer o setor e promover a geração de mais negócios no setor”, pontua.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a feira se transformou em um evento completo, com programação que beneficia os diversos integrantes da cadeia produtiva da fruticultura. Desde o pequeno produtor de orgânicos até os maiores produtores de frutas da região.

“A Expofruit chegou a um nível excelente. É uma feira completa. Temos uma programação científica, rodadas de negócios internacional, nacional, e agora a governamental para produtores familiares, e ainda garantimos exposição de produtos, inovação e o fórum internacional da fruticultura”, destaca.

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.