Notícia publicada na Tribuna do Norte:
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH/RN) revisou para baixo a taxa de ocupação projetada para o período da Copa em Natal. Ao invés de 100% de ocupação, a associação trabalha agora uma taxa entre 80% e 90%, segundo Habib Chalita, presidente da entidade. A projeção foi revisada depois que os dados da Infraero confirmaram o encolhimento da malha aérea em Natal e após Match Services AG – operadora de turismo oficial da Fifa – anunciar a devolução de parte dos leitos que havia reservado nos hotéis de Natal para o período da Copa.
A ‘devolução’ de parte dos 10 mil leitos reservados pela Fifa foi confirmada na última terça-feira pela ABIH/RN e pelo Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB), entidade que atua na captação de eventos para a cidade. Os leitos (quartos em hotéis) foram contratados pela Fifa em 2008 e poderiam ser ‘devolvidos’ aos hotéis até o dia 31 de janeiro, segundo previsto em contrato. A devolução antecipada, no entanto, pegou os hoteleiros de surpresa. Emanuelle Barreto, presidente do conselho do Natal CVB e diretora do Vila do Mar, recebeu de volta mais de 1/3 dos leitos que havia reservado para a Fifa, e disse que agora vai procurar as agências de turismo além de realizar promoções para ocupar os apartamentos.
Fernando Paiva, diretor do Imirá Plaza, que havia reservado metade dos leitos do seu hotel para a Fifa, vai procurar as operadoras de turismo com as quais já trabalhava para negociar os leitos que foram ‘devolvidos’.
“Todo mundo agora vai ter que trabalhar para garantir uma ocupação de 80%, 90%. Antes esperávamos atingir os 100%, porque contávamos com as reservas para a Fifa”, explicou Habib Chalita, que se reunirá com os hoteleiros nos próximos dias e realizará um levantamento para saber quantos leitos foram devolvidos pela Fifa, em Natal.
Clique aqui para ver a publicação original
Notícia publicada na Tribuna do Norte:
A Match Services AG, operadora de turismo oficial da Fifa, não conseguiu negociar todos os leitos reservados nos hotéis em Natal e teve que cancelar a reserva de parte deles. Os leitos foram contratados pela Fifa em 2008, quando a cidade foi eleita uma das sedes do Mundial, e ‘devolvidos’ aos hotéis a apenas cinco meses da Copa. A informação foi confirmada ontem pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH/RN) e pelo Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB), entidade que atua na captação de eventos para o estado.
Segundo Emanuelle Barreto, presidente do conselho do Natal CVB, metade dos 10 mil leitos reservados pela Match em Natal teria sido ‘devolvida’ aos 20 hotéis que assinaram contrato com a Fifa. A ABIH vai realizar um levantamento junto aos hoteleiros para confirmar o número e entrar em contato com a Match para saber a razão do cancelamento.
O comunicado da operadora pegou os hoteleiros de surpresa. “A gente ficou sem entender o porquê. Claro que a possível ‘devolução’ dos leitos já estava prevista no contrato, mas esperávamos que a Match conseguisse negociar todos os leitos. A expectativa era grande”, afirmou Emanuelle Barreto, que também é diretora do Vila do Mar.
O hotel tem 210 apartamentos e reservou 130 só para a Match. Ontem, a operadora de turismo oficial da Fifa anunciou a devolução de mais de 1/3 deles. Segundo a hoteleira, a empresa só conseguiu vender os pacotes para os dias dos jogos. “Isso me surpreendeu. Achei que os turistas passeariam por Natal, mas eles só virão para assistir aos jogos”, observou.
Fernando Paiva é diretor do Imirá Plaza e por pouco não teve um ‘prejuízo’ maior. A Fifa reservou 80 dos 160 apartamentos do Imirá e anunciou ontem a ‘devolução’ de 40 dos 80 leitos contratados em 2008. “A questão é que eles queriam reservar todos os 160 apartamentos e eu disse que não, que precisava atender as outras operadoras de turismo. Eles queriam o hotel todo”, afirmou. Os hoteleiros agora terão que adotar novas estratégias para garantir a taxa de ocupação projetada para o período da Copa. Paiva vai procurar as operadoras que tentaram reservar os leitos e não conseguiram devido ao bloqueio para a Fifa, já Emanuelle Barreto vai colocar anúncios em sites especializados, procurar as operadoras, e conceder descontos nas diárias. “Vamos tentar recuperar o tempo perdido. Agora se a Fifa não vendeu, é porque a procura deve estar baixa”, observou Fernando Paiva.
Habib Chalita, presidente da ABIH/RN, preferiu não comentar a razão do cancelamento, mas admitiu que a alta no preço das passagens aéreas para Natal pode ter influenciado. “As passagens para Natal estão mais caras. É fato. Pode ser que isso tenha influenciado na decisão dos turistas”.
Procurada pela equipe de reportagem a Match Services AG esclareceu, através da assessoria de comunicação, que o cancelamento das reservas já estava previsto em contrato e que o procedimento é considerado padrão. O cancelamento é realizado em três ocasiões principalmente: quando não se verifica qualquer demanda para o hotel, quando o período total para o qual foram reservados quartos é ‘encurtado’, e quando não se verifica a procura por diárias ‘noturnas’.
A empresa, que não confirmou o número de leitos ‘devolvidos’ em Natal, esclareceu ainda que reservou leitos em mais de 800 hotéis no país, que o número de reservas canceladas varia de cidade para cidade, e que as ‘devoluções’ estavam programados para ocorrer ‘no momento adequado para o benefício dos hoteleiros e do público’.
Clique aqui para ver a publicação original
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.