Acompanhando os debates sobre o Hub da TAM – designação dada a aeroportos que são os principais centros de operações de voos comerciais – se será instalado no aeroporto governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante (RN), ou no aeroporto de Fortaleza (CE) ou no do Recife (PE), levando-se em consideração as forças políticas dos três estados em disputa, fica a pergunta: a decisão será técnica ou política?
Sim, porque ao que parece é uma decisão unilateral cabendo única e exclusivamente a Latam, empresa que vai administrar o tal Hub. Claro e óbvio, e isso a Latam já deixou claro, serão levadas em conta as condições de infraestrutura a serem oferecidas para a instalação do Hub, cabendo, aí sim, aos governos destes três estados oferecerem estas condições.
Daí, não entender o por quê essa decisão ter cunho político, como tem colocado a imprensa cearense e a pernambucana e que chegou, via portais e redes sociais ao Rio Grande do Norte.
Dias atrás o próprio ministro do Turismo, Henrique Alves, que acredito ser um defensor da vinda do Hub para o aeroporto que leva o nome do seu pai, se mostrou otimista após ter tido uma reunião com representantes da Latam. Aliás, os Correios já negociaram o seu Hub no Aeroporto Internacional Aluizio Alves. Como a decisão deve ser mesmo técnica, acredito sim que iremos ficar com o Hub da Latam.
Cabe ao governo do estado terminar as obras de acesso ao aeroporto. Feito isso, não vejo como a Latam não optar pelo Rio Grande do Norte pelo fato de ser uma decisão técnica e estratégica.
Outro dia numa discussão em um grupo no WhatsApp, foi lembrado que os americanos na época da segunda guerra instalaram o seu Hub, no caso Parnamirim Field, aqui no Rio Grande do Norte, levando em consideração o ponto estratégico que é o nosso estado.
Portanto, se for levado mesmo em consideração os pontos técnicos e estratégicos, e a decisão couber única e exclusivamente a Latam, não tenho dúvida que o Rio Grande do Norte sediará o Hub.
A conferir!
© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados
O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.