IBGE aponta crescimento nas vendas do RN

17 de maio de 2012

O terceiro mês de 2012 marcou a retomada do crescimento de vendas do comércio potiguar em níveis próximos dos dois dígitos. Depois de ter registrado 2,8% e -1% em janeiro e fevereiro, respectivamente, as vendas do Comércio Varejista Ampliado, segundo dados divulgados na manhã de hoje (17.05) pelo IBGE, cresceram, em março, 7,4% no RN. Já o Varejista Restrito (que exclui os segmentos de materiais de construção e automóveis), teve alta um pouco maior, de 9,2%.

No acumulado do primeiro trimestre, o estado emplaca alta de 4,5% no Varejista Restrito e 3,1% no Ampliado. “Os números ratificam nossas expectativas de que março seria o mês do início da reaceleração. Nossas expectativas para abril e maio são ainda melhores, o que vai impactar na melhoria dos percentuais acumulados no ano”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

Redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) foi um dos fatores para aquecimento do comércio varejista do RN (Foto: site agendape.blogspot.com)

Sobre o fato de o RN ter registrado, em março, vendas abaixo das médias nacionais (ver quadro), o presidente explica que esta comparação implica em diversos pontos. “Os estados vivem realidades diferentes, com algumas questões pontuais e isto impacta na media nacional. Investimentos que estejam sendo feitos em obras em um estado ou outro, por exemplo, puxam o desempenho dele para cima, e alavancam a média do país”.

Ainda sobre o número de março, o presidente da Fecomércio explica que os números potiguares foram puxados pela recuperação dos setores de automóveis e materiais de construção, além dos reflexos dos novos incentivos (redução de IPI) autorizados pelo governo federal (foram incluídos setores como móveis e decoração e prorrogadas as isenções para a chamada linha branca) para alguns segmentos do varejo.

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.