Mais da metade da população natalense está acima do peso, revela pesquisa

16 de abril de 2015
Comentaristas:

Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que mais da metade da população adulta de Natal está com excesso de peso. Os dados da Vigitel Brasil 2014 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) mostram ainda que dos 52% dos moradores da capital potiguar que estão acima do peso ideal, 18% são obesos.

Contudo, a pesquisa também revelou aspectos positivos: a capital potiguar caiu dez posições no ranking entre as cidades com população acima do peso ideal e também deixou o posto de mais sedentária do Brasil, aumentando para 40% o índice de pessoas que praticam atividades físicas no tempo livre.   Entretanto, a capital ainda desponta como a quarta em população com colesterol acima do recomendado pelo Ministério da Saúde.

Foto: wp.clicrbs.com.br

Foto: wp.clicrbs.com.br

A dona de casa Maria da Conceição Alves, 57 anos, relata que passou a cuidar mais da saúde desde que foi alertada pelo seu médico. “Minhas taxas de colesterol estavam elevadas. Comecei mudando minha alimentação, tentando cortar o máximo de açúcar e gorduras. Passei a comer mais frutas e verduras. Resolvi, por conta própria, iniciar uma atividade física. Comecei fazendo caminhadas leves e com o tempo fui aumentando o ritmo. Agora corro três vezes por semana”, explica. Desde que começou a rotina de exercícios, a mais de 10 anos, Conceição afirma que a qualidade de vida melhorou: “fico com mais disposição e minhas taxas estão normais”.

 

Após exposição de Natal como cidade mais sedentária do país, atividade física ganhou mais adeptos. (Foto: Ana Silva)

Após exposição de Natal como cidade mais sedentária do país, atividade física ganhou mais adeptos. (Foto: Ana Silva)

Deixe seu comentário:

Leia também:

Debate

Somente determinados usuários podem comentar esta notícia, se deseja comentar, por favor entre em contato com o administrador

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.