SustentHabilidade

Jean-Paul Prates é advogado e economista. Especialista em energias e recursos naturais. Foi secretário estadual de energia do RN (2007-2010). Senador-Suplente de Fátima Bezerra (RN). Presidente do CERNE e do SEERN. Trabalha e investe em projetos relacionados a energia renovável, petróleo/gás, infra-estrutura e sustentabilidade. LinkedIn: jpprates.

Marcas jornalísticas e agências de notícias estrangeiras ganham espaço no mercado brasileiro

21 de fevereiro de 2016

Esta semana comentei na coluna do Jornal96 sobre esta boa notícia tanto para os profissionais de imprensa brasileiros quanto para os consumidores de informação que andam meio perdidos em meio a tantas versões sobretudo quando o assunto é a política e a economia nacional: o mercado brasileiro está atraindo cada vez mais o interesse das grandes marcas mundiais do jornalismo e das agências de notícias estrangeiras.

No vácuo de uma inédita crise de credibilidade e de recursos que assola as grandes “grifes” do jornalismo nacional, marcas internacionais vêm investindo em equipes jornalísticas e produtos multimídia (portais de notícias, canais de vídeo, redes sociais) veiculados em português e com grande conteúdo próprio sobre o Brasil.

Segue abaixo uma lista de links que eu mesmo consulto quase diariamente, e que podem ser úteis para o acompanhamento de notícias sobre o Brasil com alguma certeza de qualidade de checagem de fontes e uma certa responsabilidade “diplomática” quanto a embarcar em boatarias e factóides por incinações políticas ou conveniências comerciais.

Além disso, sem a pressão da necessidade de “furar” os concorrentes, estes serviços de notícias se permitem verificar outras fontes com mais calma, sentir o ambiente de repercussão dos fatos noticiados e reproduzir com algum grau de análise a notícia já mais consolidada. Interessante forma de atualização diária para quem dispensa o stress da notícia em tempo real e principalmente os factóides usados somente para atrair audiência virtual.

El País (Espanha e Am Latina) – em português: http://brasil.elpais.com/

BBC Brasil (Reino Unido) – em português: http://www.bbc.com/portuguese

Deutche Welle (Alemanha) – em português: http://www.dw.com/pt

RFI Radio France Internationale (França) – em português: http://br.rfi.fr/

Le Monde Diplomatique (França) – em português:http://www.diplomatique.org.br/

Pravda (Russia) – em português: http://port.pravda.ru/

http://www.afp.com/pt/home

Agência EFE (Espanha) – em português: http://www.efe.com/efe/brasil

Agência ANSA (Itália) – em português: http://ansabrasil.com.br/

Agência Reuters (Reino Unido) – em português: http://br.reuters.com/

AFP Agência France Presse (França) – em português:http://www.afp.com/pt/home

Agência de Notícias Brasil-Árabe – em português: http://www.anba.com.br/

Associated Press (EUA) – não possui serviço em português:http://www.ap.org/

The Guardian (Reino Unido) Brasil – em inglês:http://www.theguardian.com/world/brazil

New York Times (Estados Unidos) – clipping das notícias sobre o Brasil (em inglês) – http://topics.nytimes.com/…/countriesandt…/brazil/index.html
Notícias traduzidas (UOL) – http://noticias.uol.com.br/…/internacion…/the-new-york-times

Le Figaro (França) – clipping das notícias sobre o Brasil (em francês) –http://plus.lefigaro.fr/tag/bresil

[AUDIO] Jean Paul Prates – Jornal 96 – 18.02.2016 – Jornais estrangeiros investem no Brasil – https://www.youtube.com/watch?v=VQGZjezy2VA&feature=youtu.be

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.