Médicos que atendem planos de saúde prometem paralisação no RN

9 de outubro de 2012

Deu no Portal G1 RN:

O Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Simmed-RN) divulgou que os profissionais de medicina que atendem aos planos de saúde no estado paralisarão suas atividades nesta quarta-feira (10). Segundo nota enviada à imprensa, os médicos participarão de uma manifestação “contra abusos cometidos pelos planos e seguros de saúde”. O movimento é nacional.

Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed-RN .(Foto: Tribuna do Norte)

Em Natal, um manifesto está previsto para acontecer na praça 7 de Setembro (em frente à Assembleia Legislativa), a partir das 10h. Como forma de protesto, o sindicato informou que o atendimento aos planos de saúde será suspenso durante toda a quarta, porém, os casos de urgência e emergência não serão prejudicados. “Os pacientes serão previamente informados da suspensão do atendimento, podendo ter suas consultas e procedimentos eletivos reagendados”, disse o comunicado enviado à imprensa.

Em todo o país, neste dia 10, profissionais realizarão atos públicos (assembleias, caminhadas e concentrações) podendo ou não paralisar as atividades.

Ainda nesta quarta, de acordo com o Sinmed, será realizada uma assembleia com as entidades médicas do RN na sede da Associação Médica Brasileira (AMB-RN), às 19h. Com base em decisões tomadas nas assembleias de cada estado, a categoria informa que poderá voltar a suspender, por tempo determinado, consultas e outros procedimentos eletivos por meio de guias dos convênios – sem cobrança de valores adicionais. A paralisação pode chagar a 15 dias.

Além de reajuste nos honorários, os médicos pedem o fim da interferência antiética das operadoras na relação médico-paciente. Também reivindicam a inserção, nos contratos, de índices e periodicidade de reajustes – por meio da negociação coletiva pelas entidades médicas – e a fixação de outros critérios de contratualização.

“As reivindicações da categoria são essenciais. Entendemos que, sem uma pressão mais efetiva sobre os planos de saúde, eles dificilmente sentarão para negociar. Desta forma, uma mobilização por mais dias demonstra que, daqui para frente, os médicos tomarão medidas cada vez mais duras para uma melhor relação com o paciente”, avalia Geraldo Ferreira, presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM).

Nos últimos 12 anos, os reajustes dos planos somaram 150% (30 pontos percentuais acima da inflação acumulada no período – 120%). No mesmo período, os honorários médicos não atingiram reajustes de 50%. Da receita de R$ 82,4 bilhões, de acordo com a ANS, foram aplicados na assistência médica R$ 67,9 bilhões, o que sugere um margem de lucro abusiva.

Comunicado Oficial

Os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Federação Nacional dos Médicos (FENAM) encaminharam, na última terça-feira (2), ao Ministério da Saúde, comunicado formal sobre a realização de um grande protesto organizado pelos médicos contra as empresas que operam no setor da saúde suplementar. Juntamente com o ofício enviado às autoridades, os médicos entregaram cópia da carta que será encaminhada às operadoras.

Reivindicações

1 – Reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM;
2 – Inserção nos contratos de critério de reajuste, com índices definidos e periodicidade, por meio de negociação coletiva;
3 – Inserção nos contratos de critérios de descredenciamento;
4 – Resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de normativa, à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas;
5 – Fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

O que acontece?

No dia 10 de outubro, médicos de todo o país organizam atos públicos (caminhada, manifestação, assembleia) para marcar o início do movimento.

Durante 15 dias, entre 10 e 25 de outubro, os profissionais podem suspender o atendimento através das guias dos planos de saúde.

Os pacientes serão previamente informados da suspensão do atendimento, podendo ter suas consultas e procedimentos eletivos reagendados.

Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos.

Clique aqui para ver a publicação original

Deixe seu comentário:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.