Mercado imobiliário potiguar: hora de comprar é agora!

19 de setembro de 2014

Saiu na Tribuna do Norte:

Apresentada pelo Sinduscon-RN no início de agosto, a mais recente pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) apontou uma tendência de queda no estoque de imóveis da Grande Natal, queda que faz diminuir a oferta e aumentar o preço dos imóveis. Por isso, empresários do setor indicam ao consumidor que a hora de comprar é agora.

O presidente do Sinduscon-RN, Arnaldo Gaspar Jr., afirma que Natal tem hoje os preços mais baratos entre as capitais do Nordeste, mas o retrato revelado pelo IVV mostra que esses preços não vão se manter no futuro. “Porque o que define o preço é a velha lei milenar da oferta e da procura. Se a oferta continuar diminuindo, quando você tiver uma menor oferta para a mesma demanda compradora, que tem se mantido constante, a tendência é que os preços subam”, explica.

Segundo os números do IVV – pesquisa que o Sinduscon-RN passou a realizar em junho do ano passado –, a média de vendas/mês tem se mantido em 300 imóveis, mas os lançamentos começaram a diminuir, de forma que o estoque caiu de 6.000 para 4.900 imóveis em um ano. “Se essa situação que a gente está vendo se mantiver e se não houver lançamentos, os imóveis ficarão mais caros”, diz Arnaldo Gaspar Jr.

Para o diretor-presidente da Tecnart Engenharia, Carlos Luiz Cavalcanti, o consumidor está tendo uma grande oportunidade. “Há oferta em todos os bairros e em todos os segmentos, para o comprador escolher à vontade.”

De acordo com o Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Norte, média de 300 imóveis vendidos por mês vem se mantendo no mercado da Grande Natal. (Foto: Emanuel Amaral)

De acordo com o Sindicato da Construção Civil do Rio Grande do Norte, média de 300 imóveis vendidos por mês vem se mantendo no mercado da Grande Natal. (Foto: Emanuel Amaral)

Na mesma linha de raciocínio do presidente do Sinduscon-RN, ele avisa que o mercado vai se autoajustar e a tendência é que, quando a oferta estiver bem menor, naturalmente o preço comece a recuperar valores. Ou seja, aumente.

“A melhor coisa do mercado é você comprar tendo muitas opções, com preços bons, justos, e com oferta de crédito franco, crédito imobiliário nas diversas instituições, oficiais e privadas, com taxas de juros em patamares muito bons também, como a gente não via há muito tempo”, acrescenta.

O empresário e advogado João da Hora A. Jr., diretor da imobiliária Da Hora Imóveis, acredita que o consumidor deve e vai aproveitar este momento. “Há muita oferta, principalmente na zona Sul, e com boas opções de preço”, diz.

Na verdade, ele afirma que os clientes já começaram a ir às compras. “Muita gente que ia comprar no fim do ano está se antecipando, e isso é reflexo da instabilidade do cenário político”. Segundo o diretor da imobiliária Da Hora, há um receio de que, com uma eventual mudança, haja restrição de crédito, embora em agosto o governo tenha lançado um pacote de estímulo ao crédito, o que, em sua avaliação, surtiu um efeito muito positivo.

Ainda assim, o empresário diz que as pessoas estão com medo de perder as vantagens de financiamento que existem hoje. Por isso (também), ele aposta em um volume de negócios grande em outubro.

Clique aqui para ver a publicação original

Rumo ao litoral Norte

Tribuna do Norte:

A Região Metropolitana de Natal tem observado uma mudança de foco dos investimentos em construção civil rumo ao Norte do Estado. São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim, por exemplo, têm despertado interesse dos empreendedores da área imobiliária. Os investimentos em infraestrutura viária relacionados à chegada do novo aeroporto, com a abertura de novas vias de acesso à região, estão entre os motivos dessa mudança.

O Vetor Norte do RN é formado por oito municípios de grande potencial: Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Maxaranguape, Pureza, Rio do Fogo, Touros e São Miguel do Gostoso que, juntos, representam a área de expansão natural da cidade de Natal. Ele se propõe a um crescimento planejado e sustentável que tem como ponto de partida o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A apenas seis horas de voo do ponto mais ocidental da Europa, ele nasce como um dos maiores aeroportos da América Latina, com capacidade inicial para receber cerca de 6 milhões de passageiros ao ano, o triplo do Augusto Severo,  Isso torna a região propícia a investimentos empresariais e fortalece a economia.

A área já abriga cinco polos: indústria têxtil, agronegócios, produção de energia eólica e indústrias turística e imobiliária. O Vetor Norte possui a maior área planejada para o desenvolvimento econômico do Estado, com incentivos dos governos Federal, Estadual e Municipal para empresas de pequeno, médio e grande portes. E mais: a região oferece qualidade de vida sem igual, abrigando as mais belas praias potiguares, lindas paisagens, tranquilidade, sombra e água fresca. Assim, o litoral também está deixando de ser apenas destino de veraneio, estando na alça dos empreendimentos habitacionais de alto padrão e despertando o interesse do público de grande poder aquisitivo.

Condomínio Palm Springs Natal foi construído a 100 metros da orla marítima de Muriú, no litoral Norte, numa área de coqueirais, dunas, mar tranquilo e piscinas naturais com formações de corais. (Foto: divulgação)

Condomínio Palm Springs Natal foi construído a 100 metros da orla marítima de Muriú, no litoral Norte, numa área de coqueirais, dunas, mar tranquilo e piscinas naturais com formações de corais. (Foto: divulgação)

Nesse contexto, a construtora britânica Ritz Property LP, que carrega um histórico de sucesso em investimentos imobiliários e construção em várias partes do mundo, escolheu, dentro do seu planejamento de expansão, o Nordeste brasileiro, mais precisamente o RN, para sediar novos investimentos.

O namoro começou desde 2006, com uma série de pesquisas realizadas, mas foi em 2008 que nasceu a Ritz Brasil. Na visão de um dos diretores ingleses, Paulo Telfer, o estado foi visto como importante foco de oportunidade. “O Brasil, além de apresentar custos muito vantajosos para nós, está em fase de franco crescimento. Uma das razões de escolhermos o Rio Grande do Norte é o posicionamento estratégico entre os três continentes, encurtando as distâncias com importantes partes do mundo. Além disso, a chegada do novo aeroporto, o Vetor Norte se tornará a grande porta de entrada da Região Nordeste. Para completar, encontramos aqui praias paradisíacas e povo hospitaleiro. A receita se tornou perfeita”, conclui.

A empresa iniciou investindo numa área de 42 mil metros quadrados na praia de Muriú, desenvolvendo ali o Condomínio Palm Springs Natal localizado a 100 metros da praia, com 125 mil metros quadrados de área de preservação natural. O condomínio, 100% concluído e com 70% dos lotes comercializados, apresenta duas áreas de lazer completas e um beach club.

Do Litoral Norte, Muriú, do tupi, “onde tem água para beber” é uma das praias mais apreciadas pelos turistas. Coqueirais, dunas, barcos de pesca, mar tranquilo e piscinas naturais com formações de corais compõem o seu cenário, embalado pelo agradável vento. Não fosse pelas belas casas dos veranistas, seria a típica vila de pescadores. No entanto, a sua tranquilidade não é abalada pela movimentação nem mesmo na época de veraneio.

O crescimento segue com novos projetos e importantes parcerias com o mercado local que prometem movimentar os próximos anos. Na carteira, está o lançamento de mais três grandes projetos. Um condomínio residencial em Petrópolis, o Costa Azul; o Majestic Village, um complexo horizontal com 10 condomínios residenciais, e um empresarial com 73 mil metros quadrados na região de Parnamirim. Na área da hotelaria, a parceria trará ao RN a sul-africana Accord para administrar o novo hotel Mercure Natal, com 252 unidades em Ponta Negra, o Hotel Pirâmide que passará a ter a bandeira Grand Mercure e mais dois novos projetos em João Pessoa.

Luiz Fernandes, o CEO da Ritz Brasil, acredita que atraiu alguns dos profissionais mais talentosos do setor imobiliário de Natal: “Conseguimos reunir uma equipe de pessoas sérias e competentes. Para a empresa, o principal cliente é a população local, certamente o principal agente motivador do rigor e compromisso da bandeira Ritz”, finaliza.

Deixe seu comentário:

Postagens relacionadas:

© 2015 RioGrandedoNorte.Net - Todos os Direitos Reservados

O RioGrandeDoNorte.Net seleciona as notícias mais importantes da semana a partir das mais confiáveis fontes de informação setorial. Em algumas delas, agregamos o noticiário de um assunto em um só item, ressaltamos (negritando) ou até comentamos (grifando) a notícia original, caso pertinente.